Atendimento ao cliente e comercialização de produtos agropecuários é tema de curso gratuito do Senar/MS

34
Imagem: Divulgação Santa Rita do Pardo News

Os especialistas afirmam que ser um bom vendedor é essencial em qualquer área de atuação, e no setor agropecuário não é diferente. Entender as características dos produto, estar por dentro da demanda de mercado e inovações desta área, e perceber os desejos e necessidades do cliente fazem parte do processo de comercialização. Este é o tema da editoria #EducaçãonoCampo desta quarta-feira (11).

“A dinâmica de vendas passa por questões importantes, entre elas a comunicação da empresa, a definição dos itens oferecidos, as formas de pagamento e, principalmente, a capacitação da equipe de vendedores. Entender o perfil de cada consumidor é importante para definir estratégias eficientes para conquistá-lo e idealizá-lo”, explica a Amanda Vinholi Barreto de Souza.

Exemplo práticos desses conhecimentos é o projeto “Feira Segura”, uma iniciativa da CNA/Senar que vem possibilitando a venda de produtos agropecuários com segurança mesmo com mudanças provocadas pela pandemia da Covid-19. Diferente de uma feira livre tradicional, os produtores passam por capacitação, recebem kits com equipamentos de biossegurança e se organizam para comercializar produtos alimentícios nos sistemas convencional e drive thru, a partir de protocolos dos órgãos oficiais de saúde.

A instrutora ressalta que, além de produzir, o empreendedor rural deve conhecer a fundo a sua propriedade e os sistemas praticados no seu negócio. “Ele deve buscar alternativas de insumos com boa relação custo-benefício, ser exigente em qualidade e resultados, estar adaptado à tecnologia e ser flexível com as oscilações de mercado”, complementa.

Todos esses temas são abordados no curso ‘Atendimento ao Cliente e Comercialização de Produtos Agropecuários’ do catálogo do Senar Mato Grosso do Sul. No mês de agosto tem agenda confirmada da capacitação nos municípios de Ponta Porã e Santa Rita do Pardo. Já em setembro tem curso em Antônio João, Aquidauana, Três Lagoas e Coxim.

Na editoria #MercadoAgropecuário você confere um balanço de vendas de produtos do agro nas Feiras Seguras em Mato Grosso do Sul e fica por dentro da iniciativa que já percorreu diferentes municípios.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Ellen Albuquerque

COMPARTILHAR