Apenas Santa Rita do Pardo não teve mortes por covid até agora no Estado

388
Técnica de enfermagem é vacinada em Santa Rita do Pardo, iniciando a imunização contra a covid-19, doença que ainda não provocou óbitos na cidade. (Foto: Divulgação)

Santa Rita do Pardo não teve morte atribuída ao novo coronavírus em quase 12 meses de pandemia. Conforme dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde), o município ao leste de Mato Grosso do Sul confirmou covid-19 em 191 pacientes, mas nenhum teve complicações fatais derivadas da doença.

É a única cidade de Mato Grosso do Sul que conseguiu chegar imune às mortes por covid-19 até esse momento.

Conforme dados do município que tem 7,9 mil habitantes, dois pacientes de covid encontram-se em quarentena e outros dois estão internados. Por fim, ainda conforme números mais atualizados, 10 deles aparecem como casos “monitorados”.CAo Campo Grande News, o prefeito Lúcio Roberto Calixto Costa (Podemos), de 36 anos, eleito sob a alcunha de “Dr. Lúcio”, já que tem carreira na área da Medicina, diz que a prevenção foi o caminho mais procurado por parte da gestão.

Tomamos ações pensadas em contato com a secretária de saúde [Maria Angélica]. A prevenção é fundamental”, afirma o prefeito.

Ele também menciona que já houve intenção de aquisição de imunizantes para o município, caso o governo federal não consiga contemplar toda a população, mas que ainda não pode ser feita devido a proibição dessa compra por parte da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

“Já foram firmados os interesses de compra”, garante.

Quando perguntada sobre não haver nenhuma morte na cidade, a secretária municipal de Saúde, Maria Angelica Benetasso menciona que foram feitos investimentos em testes RT-PCR, que possuem taxa de detecção beirando os 100%, e que houve um fortalecimento no rastreio dos casos suspeitos.

Dá até medo de falar [sobre não ter mortes], mas contamos com quase mil notificações relacionadas as suspeitas do caso, com mais de 186 positivas, e temos nos organizado principalmente em ações de fortalecimento no atendimento aos suspeitos”, explica.

Em relação a medidas restritivas de mobilidade urbana, ela completa: “nos momentos em que foi necessário fechar as atividades que trariam risco a contaminação, nós fizemos”.

Está marcada para esta segunda-feira a aplicação da segunda dose das vacinas Coronavac, contra a covid-19, nos profissionais de saúde e idosos que receberam o primeiro imunizante no início do ano.

Municípios – Jateí, Laguna Carapã, Novo Horizonte do Sul e Selvíria têm, cada um, apenas um óbito registrado de covid-19, até registro oficializado neste domingo (21).

COMPARTILHAR