Governo investe R$ 700 mil em pesquisas para melhoria na Saúde Pública

529
Imagem:Divulgação

O governo do Estado de Mato Grosso do Sul está investindo cerca de R$ 700 mil no apoio a pesquisas que promovam avanços no contexto do SUS (Sistema Único de Saúde), representando significativa contribuição para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação em nosso Estado. Os recursos são oriundos da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar.

O edital PPSUS é uma parceria da Fundect com o CNPQ, Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul. Os recursos já estão disponíveis nos cartões BB Pesquisa de 27 pesquisadores de 7 instituições de Mato Grosso do Sul. As pesquisas estão distribuídas em cinco linhas temáticas: Saúde dos povos indígenas, atenção à saúde, doenças transmissíveis, promoção da saúde e políticas e gestão em saúde.

De acordo com o diretor-presidente da Fundect, professor Márcio de Araújo, o edital tem como principal meta apoiar pesquisas em sintonia com a realidade e a necessidade de Mato Grosso do Sul.

“O edital garante aos pesquisadores de Mato Grosso do Sul recursos para auxiliar suas pesquisas identificando e propondo soluções para problemas de saúde que dependem do conhecimento científico e tecnológico para a sua resolução e o direcionamento dos investimentos de CT&I para atender às necessidades do Estado, contribuindo para a redução das desigualdades regionais no campo da ciência, tecnologia e inovação em saúde”, afirma Márcio.

COMPARTILHAR