Dependência e vida

1038

“Independência ou morte!” – este é o brado atribuído a D. Pedro I no ato histórico em que comandou o Brasil rumo a independência. Outrora, o Brasil fora colônia de Portugal, servindo como fonte de recursos e riquezas naturais escassas ou inexistentes no país lusitano, como por exemplo, o pau brasil. Mas, o povo brasileiro estava cansado de servir ao colonizador e esvaindo de tanto produzir e exportar para os patrícios portugueses sem ter investimentos e retornos a altura de suas necessidades na colônia, uma vez que saúde, educação, infraestrutura – por exemplo, eram totalmente precárias. A partir do momento em que o Brasil se tornou uma nação independente, iniciaram significativas transformações políticas, econômicas e sociais.

O Ponto de Vista convida-o a refletir no fato de que a humanidade precisa declarar sua independência e conquistar a liberdade contra as algemas do pecado que nos escraviza e produz duras, árduas e tristes consequências. No entanto, esta condição de independência e liberdade só é possível se acreditarmos em Deus e vivermos conectados n’Ele, como está escrito: O salário do pecado é a morte, mas a dádiva gratuita de Deus é a vida eterna por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor.” (BÍBLIA VIVA, Romanos 6:23) e “e conhecerão a Verdade, e a Verdade libertará vocês.” (BÍBLIA VIVA, João 8:32) e “Fiquem firmes em Mim, e deixem-Me viver em vocês. Pois um ramo não pode dar fruto quando está separado da videira. Nem vocês podem produzir separados de Mim. Sim, Eu Sou a videira; vocês são os Meus ramos. Todo aquele que vive em Mim, e Eu Nele, produzirá muitos frutos. Porque separados de Mim vocês não podem fazer coisa alguma.” (BÍBLIA VIVA, João 15:4-5).

Portanto, nosso brado é diferente do proferido no ato da proclamação da independência brasileira. Nosso brado é: “Dependência e vida!” – pois, dependemos de Deus e obtemos d’Ele a vida plena, eterna e abundante. Declare como o apóstolo Paulo: “… eu próprio não vivo mais, e sim é Cristo quem vive em mim. E a vida genuína que tenho agora é resultado da minha confiança no Filho de Deus…” (BÍBLIA VIVA, Gálatas 2:20). “Dependência e vida!”.

 

David da Silva, pedagogo e especialista em gestão escolar, produtor e apresentador do Programa Harmoniah veiculado na Rádio Advento e na Rádio Comunitária Vale do Rio Pardo FM 87,9.

COMPARTILHAR