Primeiro caso suspeito de febre amarela em Mato Grosso do Sul está sendo investigado

800

Ministério da Saúde divulgou atualização dos casos confirmados de febre amarela no Brasil, nesta quinta-feira (26). Segundo os dados, Mato Grosso do Sul pode ter seu primeiro caso de infecção registrado em 2017.

Um homem não identificado, morador de Blumenau (SC), que esteve visitando o estado durante os dias 25 de dezembro de 2016 a 2 de janeiro de 2017, teria apresentado sintomas da doença em seu retorno a Santa Catarina. Depois dos dias em Mato Grosso do Sul, mais precisamente, em Bonito, o homem ainda teria viajado para São Paulo entre os dias 10 e 15 de janeiro.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES) de MS, o homem passa bem e o caso ainda está sendo investigado, sendo que exames médicos foram realizados e devem ficar prontos em um prazo de 15 dias.

Exames de Leptospirose também foram realizados no paciente e deram positivo para a doença.

País
Do início do ano até agora 550 casos suspeitos de febre amarela foram registrados pelo Ministério da Saúde. Desses, 455 casos estão em investigação, 72 foram confirmados e 23 descartados. Dos 105 óbitos notificados, 40 foram confirmados e 65 ainda são investigados.

Minas Gerais é o estado com o maior número de registros até o momento, mas casos também são investigados no Espírito Santo, Bahia, São Paulo e Goiás. No Distrito Federal, todos os casos notificados foram descartados.

Vacina
Estoque de vacinas para imunização contra a febre amarela está sendo reforçado nos estados recomendados pelo Ministério da Saúde.

Capital News

COMPARTILHAR