Em Santa Rita do Pardo aulas da rede estadual voltam no dia 13 de fevereiro

1250

 

Em 2017, as escolas estaduais possuem dois calendários letivos. Na Capital, a rede estadual retorna às aulas no dia 13 de fevereiro. Já nas cidades do interior, o retorno é opcional: no dia 13 ou 20. As duas opções de calendários têm 200 dias letivos e quatro dias de exames finais.
No caso do calendário do interior, as escolas estaduais devem articular com as redes municipais de ensino o retorno das aulas, considerando o transporte escolar de alunos. A resolução foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 2 de dezembro de 2016.

Ainda no primeiro calendário, a semana pedagógica – voltada para os professores – começa no dia 6 de fevereiro. Já na segunda opção, a semana inicia no dia 13 do mesmo mês. Nos dois casos, o ano letivo inicia uma semana depois para os alunos.

As cidades do interior têm duas opções de início do ano letivo devido ao transporte escolar, que deve iniciar ao mesmo tempo para alunos do município e do Estado. O calendário foi aceito pela Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) e pela Associação dos Municípios do Estado (Assomasul).

Para o presidente eleito da Assomasul, Pedro Caravina (PSDB), o Governo do Estado atendeu em parte o pedido da instituição com o início do ano letivo em Mato Grosso do Sul. A intenção inicial da maioria dos prefeitos era o adiamento das aulas para o dia 1º de março.

A Assomasul enviou um ofício ao governo estadual solicitando a mudança do ano letivo. Para as prefeituras, o tempo a mais seria necessário para concluir as licitações para compra de merenda, material e uniforme escolar, e para a recuperação das estradas rurais, deterioradas devido às fortes nesta época do ano.

COMPARTILHAR