A megalópole

1387
IMAGEM: DE COURTESY WILD BLUE MEDIA/NATIONAL GEOGRAPHIC

Maranata!

O que chamou a atenção esta semana no cenário histórico foi a descoberta arqueológica mais importante na atualidade. Refiro-me a “megalópole maia” recentemente descoberta sob a floresta na Guatemala, com uma estimativa de ter havido em torno de dez milhões de habitantes. Tal descoberta foi possível ao utilizarem um escâner com tecnologia LiDAR (Light Detection And Ranging) que escaneou uma área de 2.100 km² com aeronaves que sobrevoaram a região na fronteira com o México e Belize. O escaneamento revelou um enorme centro urbano com ruas, calçadas, terraços, canais de irrigação e entre outras estruturas, uma pirâmide de trinta metros. A descoberta foi realizada pela “Fundação Patrimônio Cultural e Natural Maya (PACUNAM)”.

O Ponto de Vista de hoje chama sua atenção para a promessa bíblica e divina de que haverá um novo céu e uma terra onde não haverá mais morte, nem pranto, nem dor, nem sombra, sinal e lembrança do que é mal (pecado). E, atrelado a esta promessa, há o estabelecimento do centro do reino divino, com sua capital celestial denominada “Nova Jerusalém”. Maranata! Está escrito:

“Pois vejam! Criarei novos céus e nova terra, e as coisas passadas não serão lembradas. Jamais virão à mente!Alegrem-se, porém, e regozijem-se para sempre no que vou criar, porque vou criar Jerusalém para regozijo, e seu povo para alegria.Por Jerusalém me regozijarei e em meu povo terei prazer; nunca mais se ouvirão nela voz de pranto e choro de tristeza. (BÍBLIA Online NVI, Isaías 65:17-19).

“Então vi um novo céu e uma nova terra…Vi a cidade santa, a Nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus…Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá.” (BÍBLIA Online NVI, Apocalipse 21:1-3).

Enquanto arqueólogos e historiadores descobrem e se encantam com vestígios de civilizações e construções do passado, convido-o a vislumbrar a futura e bendita expectativa de contemplarmos e vivermos na maior megalópole inimaginável, a Nova Jerusalém.

Ainda que haja algumas descrições da Nova Jerusalém (Apocalipse 21:9-27), é certo que nenhuma mente humana é capaz de imaginar de fato como será esta megalópole celestial, está escrito: “…Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam.”(BÍBLIA Online NVI, 1 Coríntios 2:9).

Ah, uma quimera desejável! Oxalá estejamos aptos para sermos cidadãos desta maravilhosa megalópole, deste modo, ao invés de “entrarmos para a história, entraremos na vida eterna”. Amém!

 

Harmoniah – Ponto de Vista

Autoria: David da Silva

 

COMPARTILHAR