Uma trajetória de sucesso impulsionada pelo apoio do Sebrae MS em Santa Rita do Pardo (Supermercado Econômico)

1690
Marcelo Gulart recebeu apoio do Sebrae/MS para organizar a empresa e conseguiu se consolidar no município.

O Supermercado Econômico, localizado em Santa Rita do Pardo, interior de Mato Grosso do Sul, é mais do que um empreendimento familiar de sucesso. Com uma história que remonta há 45 anos, a empresa tornou-se um pilar da comunidade, acompanhando o crescimento e as necessidades dos clientes ao longo do tempo. O apoio do Sebrae/MS foi fundamental para consolidar essa jornada empreendedora, especialmente por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal.

Os primeiros passos foram dados em 1982, com inauguração de uma mercearia, em uma cidade que não tinha energia elétrica. Passou de um estabelecimento pequeno, com pouca variedade de produtos, para expandir as ofertas aos consumidores, tornando-se o Supermercado Econômico. Segundo Marcelo Gulart, filho do fundador da empresa, foi preciso muita determinação e visão empreendedora da família. Gulart assumiu os negócios em 2012, quando seu pai faleceu. Desde então, a empresa tornou-se o maior mercado da cidade e um dos maiores empregadores do município. “Mas, até chegar a este patamar, foram muitos os desafios”, conta o empreendedor.

Há alguns anos, o negócio gerou perdas financeiras. Marcelo relembra que a concorrência começou a chegar e isso o preocupava. “Foi quando nos apresentaram o Sebrae/MS, e a instituição mostrou como poderíamos organizar nossas contas e ter mais controle. O Sebrae auxiliou no corte de despesas, organizou nosso fluxo de caixa e forneceu respaldo com atendimento, processo de precificação, até a venda final”, explica Gulart.
Segundo Marcelo, a instituição orientou e mostrou que a empresa familiar precisava de um pró-labore, ou seja, estabelecer um salário dos sócios e administradores, de acordo com a função de cada um. Para o empresário, as mudanças foram muito importantes e abriram caminhos. Foi neste período, que Marcelo e a família envolvida no negócio, entenderam que a organização nos processos é fundamental para uma empresa sobreviver. As consultorias e orientações oferecidas pelo Sebrae/MS foram fundamentais para o negócio.

O empresário participou de iniciativas como o Empretec, recebeu acompanhamento na área de controle financeiro e fez parte da consultoria Diagnóstico de Loja do Sebrae, levada para Santa Rita do Pardo, por meio do programa Cidade Empreendedora. As mudanças implementadas não apenas fortaleceram a empresa, mas também serviram de inspiração para outros empreendedores da região.

Marcelo destaca a importância do apoio do Sebrae/MS na jornada do negócio e encoraja outros empresários a buscarem essa assistência desde cedo, enfatizando a importância da organização e do planejamento para o sucesso empresarial. “Se eu tivesse procurado antes, talvez não tivesse passado as dificuldades as quais passei, por isso eu recomendo o Sebrae, porque foi muito bom para minha empresa e com certeza será bom para outras empresas também”, declara Gulart.

Com a estruturação da empresa, Marcelo agregou valor ao supermercado e incorporou novas atividades ao negócio como um açougue, panificadora e setor de hortifruti. Para o futuro, o empreendedor irá expandir a empresa com o funcionamento de um restaurante acoplado ao supermercado. A cozinha industrial do estabelecimento já está em fase final de construção. Outra oportunidade de negócio identificada por Marcelo é o ramo de hotelaria, ele também pretende iniciar a construção de um hotel no município.
Cidade Empreendedora

Voltado para promover o desenvolvimento local, a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o Cidade Empreendedora é um programa executado pelo Sebrae/MS em parceria com as prefeituras dos municípios interessados. Santa Rita do Pardo aderiu à iniciativa, pela segunda vez, em 2022 e, de lá para cá, várias capacitações foram promovidas com a proposta de dar apoio ao comércio local e possibilitar que os empreendedores pudessem melhorar o desempenho dos negócios.

Paralelamente a esse trabalho de levar conhecimento aos empreendedores locais, o programa também atua para a melhoria do ambiente de negócios no município com iniciativas voltadas para a desburocratização de processos e formação de lideranças e gestores públicos que promovam o empreendedorismo.

Junto com Santa Rita do Pardo, outros 35 municípios também fazem parte do programa em Mato Grosso do Sul: Água Clara, Amambai, Aparecida do Taboado, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Bela Vista, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dourados, Inocência, Jaraguari, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sonora e Terenos.

Para mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, acesse cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br ou ligue 0800 570 0800

COMPARTILHAR