Alunos da Escola Municipal Raimundo Cândido de Araújo, em Santa Rita do Pardo, expõem produtos desenvolvidos em sala

382
Evento marca a conclusão da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos, executada por meio do programa Cidade Empreendedora

Por Amanda Maia
Nesta segunda-feira (12), alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Raimundo Cândido de Araújo, localizada em Santa Rita do Pardo, tiveram a oportunidade de apresentar à comunidade, os produtos que desenvolveram em sala de aula, a partir da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), aplicada pela primeira vez no município por meio do programa Cidade Empreendedora – uma parceria entre Sebrae/MS e Prefeitura Municipal.

A Feirinha do JEPP, como é chamada ação, é o resultado do trabalho desenvolvido com os estudantes na temática do empreendedorismo. Neste ano, o Sebrae/MS promoveu a capacitação dos professores e, a partir disso, os alunos abordaram o assunto em sala de aula durante quatro meses.Por meio da metodologia, o empreendedorismo é apresentado aos estudantes de acordo com o ano que estão cursando. Por exemplo, com a turma do 1º ano o tema proposto para a ideia de negócios foi o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, desenvolveram produtos a partir dessa matéria prima, como sachês perfumados.

De acordo com a gestora estadual do Programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, a metodologia aplicada em cada turma envolveu a criação de produtos e a Feirinha do JEPP reuniu todos eles. “A ação vem estimular a confraternização entre a comunidade escolar e é um momento que representa todo o trabalho que os professores desenvolveram com os alunos no decorrer do ano e, dentro dessa proposta, os estudantes têm a oportunidade de vender os produtos e ter a vivência do que é o empreendedorismo e como pode ser colocado em prática”, ressaltou Priscila.Para Maria Rita Gregório, aluna na Escola Municipal Raimundo Cândido De Araújo, a iniciativa foi uma forma de desenvolver novas habilidades. “O projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, foi muito bacana. A minha turma trabalhou com o tema ‘Artesanato Sustentável’ e nós produzimos para a feirinha alguns vasinhos de planta. Gostei muito de confeccionar esse produto e fizemos uma parceria com os alunos do 1° ano. Além disso, trabalhar com o artesanato me permitiu controlar a minha ansiedade, por conta disso a minha coordenação motora era pouco desenvolvida e por meio do JEPP eu consegui melhorar isso”, comenta a aluna.

Segundo Tânia Mara Lopes Kiboki Garcia, professora na Escola Municipal Raimundo Cândido De Araújo, com a aplicação da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos, os alunos puderam adquirir novos conhecimentos. “O projeto JEPP veio para contribuir com o nosso trabalho do dia a dia com os alunos. Através do artesanato reciclável, os nossos estudantes tiveram uma visão diferente do que eles podem reciclar e trazer isso para o empreendedorismo. Agora, eles sabem que podem transformar o que seria descartado como lixo em renda”, finaliza a Tânia.Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

COMPARTILHAR