Seminário discute desenvolvimento sustentável da produção de guavira em Mato Grosso do Sul

159

Ciência e tradição estarão unidas na quinta edição do Seminário Estadual da Guavira, marcado para quinta e sexta-feira, em Campo Grande. A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – Agraer é uma das organizadoras do evento, juntamente com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Fiocruz e Assembleia Legislativa.

Entre os temas que serão abordados está o resgate cultural do consumo deste fruto, considerado por lei como símbolo sul-mato-grossense. Também serão avaliados os avanços científicos e tecnológicos, além de estabelecidas ações para seu uso sustentável.

“No segundo dia, o público vai ter oportunidade de conhecer as pesquisas realizadas com o cultivo da guavira nestes últimos dez anos, entre eles, o sistema integrado de produção”, diz Ana Cristina Ajalla, coordenadora do Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer – Cepaer.

Programação

Na manhã do primeiro dia, segundo Ana, um dos temas principais do evento será a palestra sobre a domesticação de frutas nativas da família Myrtaceae, da qual pertence a guavira. O expoente será o professor Américo Valter Júnior, da Universidade Federal do Paraná.

“Ele vai apresentar o trabalho que ele fez na domesticação de espécies dessa família em Minas Gerais. Hoje, o estudo que fazemos é justamente o que podemos chamar de domesticação, pois a espécie é considerada selvagem”, explica a pesquisadora e responsável pelo Cepaer.

Durante a tarde, haverá um painel em que serão apresentadas as experiências ligadas ao consumo e produtos sustentáveis do fruto.

“A equipe organizadora entendeu que é muito importante discutir o que já foi feito, o que nós já temos e qual o caminho que temos pela frente não apenas com a guavira, mas com outras espécies nativas. Claro que o símbolo sul-mato-grossense é o principal, mas existem experiências em outros cultivos que também podem ser adotadas com ele”, diz Ana.

Já no segundo dia, os participantes irão até o Cepaer para conhecer a unidade experimental de guavira onde estão implantados vários experimentos, entre eles a propagação vegetativa, sistema integrado de produção e as técnicas para produção de mudas a partir de sementes”.

“Nós já temos 13 anos de pesquisa com o cultivo e produção de mudas. Aliás, a Agraer é pioneira no tema em Mato Grosso do Sul sobre o cultivo dessas espécies”, completa a pesquisadora.

O evento é realizado todos os anos desde a publicação da Lei Estadual nº 5.082 de novembro de 2017, que declarou a guavira como fruto símbolo de Mato Grosso do Sul.

Ao término, cada um dos participantes receberá uma muda de guavira.

Texto: Ricardo Campos Jr. – Assessoria de Comunicação da Agraer

Foto: Divulgação

COMPARTILHAR