Moradores reclamam de quedas constantes de energia em Santa Rita do Pardo.

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Divulgação

Da redação: Celso S. Nascimento

Concessionária de energia elétrica que atende municípios da região leste de Mato Grosso do Sul, a Elektro tem sido motivo de descontentamento entre seus consumidores.

Os danos elétricos a equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos são mais comuns do que se imagina.

A moradora central dona Maria Aparecida, diz que perdeu as contas de quantos picos aconteceram só na noite de sexta-feira para sábado. “Contei nove ou dez quedas seguidas de energia”.

Situações como queda de raio e oscilação de energia, geram exatamente esse tipo de situação, mas de maneira involuntária: seu aparelho está ligado na tomada de voltagem correta, mas o raio ou uma oscilação de energia (sobre os quais você não tem controle) aumentam a tensão e queimam o aparelho.

Isso também pode acontecer quando acabar a luz (o conhecido “apagão”): quando a energia volta, ela vem com muita potência, aumentando bruscamente a tensão.

“De acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica),  independente de culpa ou dolo, a empresa responde nesses casos. O consumidor tem até 90 dias para procurar a empresa, podendo ser pelo 0800 ou até mesmo diretamente na sede da concessionária.

A empresa tem até 10 dias para verificar o que aconteceu, para constatar se houve mesmo essa queda de energia.

Após essa verificação, ela tem até 15 dias para dar uma resposta para o consumidor, que pode ser ressarcimento, troca ou conserto do aparelho.

Caso o problema não seja solucionado entre consumidor e empresa, o consumidor deve procurar o Procon de Santa Rita do Pardo localizado no prédio da Prefeitura.

“O Código de Defesa do Consumidor obriga as concessionárias de serviços públicos a fornecer serviços adequados, eficientes e seguros.

No caso de falha ou deficiência na prestação dos serviços essas concessionárias deverão reparar os danos causados”.

“A concessionária deve ressarcir os consumidores que tenham equipamentos danificados ou outros prejuízos em decorrência da falha na prestação desse serviço

A população pode reclamar, no telefone 0800 701 01 02 ou no site da Elektro.

No Estado, a Elektro é prestadora de serviços de energia elétrica em Três Lagoas, Selvíria, Brasilândia, Santa Rita do Pardo e Anaurilândia.

Sobre a Elektro

Reconhecida por 10 vezes como a melhor distribuidora de energia elétrica do Brasil, a Elektro tem atuação em 228 municípios, sendo 223 no Estado de São Paulo e cinco no Mato Grosso do Sul. Em uma área de concessão de 121 mil quilômetros quadrados, a concessionária atende 2,7 milhões de clientes (6 milhões de habitantes).

 

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