Governador Reinaldo inaugura indústria viabilizada pelo ex-prefeito Silas José

861
Imagem:Divulgação

A história econômica do município de Água Clara será contada em duas partes: antes e após a administração do ex-prefeito Silas José (2013/2016), período em que o município deu início ao processo de industrialização e pode receber empreendimento de grande porte como o que foi inaugurado com a presença do governador Reinaldo Azambuja na última quarta-feira, 4 de julho.

Depois de ver coroada de êxito a sua luta pela instalação de uma das maiores indústrias de MDF da América Latina em sua cidade, Água Clara, o ex-prefeito Silas José visitou Campo Grande e esteve na Redação de Impacto, onde concedeu entrevista exclusiva à Rádio Diamante FM, no programa “A Bronca do Eli” com o jornalista Eli Sousa, quando falou sobre a inauguração da GreenPlac e a sua importância para a população e o município de Água Clara em termos de geração de emprego e renda e de inserção do município no processo de industrialização.

“Inauguramos na última quarta-feira (4), juntamente com o governador do Estado, Reinaldo Azambuja, a GreenPlac que representa cerca de 690 empregos diretos e indiretos no município de Água Clara” afirmou Silas José. Para ele, porém, acima de tudo, a indústria representa um novo momento na vida econômica da cidade e de seu povo. “A GreenPlac, do Grupo Asperbras é a mais moderna em tecnologia da América Latina e é fruto de um trabalho sério que desenvolvemos enquanto prefeito de Água Clara” aponta.

Durante a entrevista, Silas José relatou o passo-a-passo para que Água Clara pudesse viver o momento histórico registrado no último dia 4. “Fizemos todo o processo de desapropriação da área e transferimos para o Grupo Asperbrás. Fizemos diversas gestões junto ao Governo do Estado para que o licenciamento ambiental saísse em tempo recorde” relatou.

Silas José também lembra as parcerias importantes para que a indústria se tornasse uma realidade e viesse a beneficiar o maior número de cidadãos de Água Clara possível. “Fizemos parceria com o Senai para qualificarmos a mão de obra e hoje a fábrica está lá, produzindo riquezas, os funcionários com pelo menos 80% de quadro de funcionários integrado por cidadãos água-clarenses”.

Para Silas José, com o ato inaugural prestigiado pelo governador do Estado, Reinaldo Azambuja, a lógica natural é de que, a partir de agora, o município de Água Clara se torne extremamente atrativo aos empreendedores e no curto ou médio prazo se torne um grande polo moveleiro. “Para tornar esse objetivo uma realidade palpável, contamos com o apoio do governador Reinaldo Azambuja”.

O ex-prefeito aposta que Água Clara vai atrair muitas indústrias, principalmente porque haverá direcionamento nesse sentido da administração estadual, visando agregar valor à unidade industrial da Asperbras que irá exportar para outros estados e países a sua produção industrial.

Vale registrar que a Asperbras possui cerca de 80 mil hectares, onde são cultivadas as madeiras para a produção de MDF. Dessa área total, cerca de 10% fica no município de Água Clara.

A GREENPLAC – Primeira indústria de MDF (Madeira de Média Densidade) de Mato Grosso do Sul, a Greenplac entrou em funcionamento na última quarta-feira (04) em Água Clara, depois de solenidade inaugural que contou, entre outras autoridades, com a presença do governador Reinaldo Azambuja e do ex-prefeito da cidade, Silas José, que viabilizou a vinda da indústria ao município.

Com investimentos de R$ 600 milhões, a GreenPlac vai gerar 290 empregos diretos, além de mais 400 indiretos, impulsionando a economia do município e região, além de simbolizar o resultado efetivo da política de desenvolvimento econômico e de atração de novos empreendimentos para o município, a região e o Estado.

A instalação da indústria no município de Água Clara só se tornou possível graças aos esforços envidados pelo ex-prefeito Silas José e também às mudanças na política de incentivos fiscais preconizadas pelo Governo de Mato Grosso do Sul.

A GreenPlac será a mais moderna fábrica de madeira certificada do Brasil, com capacidade de produção anual de 250.000 metros cúbicos e ampliação já prevista em uma segunda linha de produção.

A indústria posiciona Mato Grosso do Sul em um novo nicho de mercado, como referência em reflorestamento e placas de madeira de média densidade.

A obra teve início em 2015, na gestão de Silas José na Prefeitura e na atual administração estadual, com investimento privado de R$ 600 milhões e foi inaugurada três anos depois do lançamento da pedra fundamental, tendo capacidade de processar 30 carretas de eucalipto por dia.

O controlador do grupo Asperbras, Francisco Carlos Colnagh, destacou que um dos objetivos é atingir o mercado interno. “Já temos o primeiro pedido de chapas de madeira, que é de Campo Grande. Temos quatro tipos de produto. Capacidade de produção de 250 mil metros cúbicos por ano. E trabalhos para ativar em breve a segunda linha produtiva, para atingir 650 mil metros cúbicos anuais”, explicou.

A capacidade instalada da unidade pode ser ampliada em três vezes, sem a necessidade de novas obras físicas ou mesmo de aumento de oferta de energia elétrica. A GreenPlac é o maior investimento realizado pelo Grupo Asperbras em seus 50 anos de atuação no Brasil, na Europa e na África.

COMPARTILHAR