Autoridade alemã de vigilância suspeita de fraude VW sobre emissões de CO2: relatório

671

 

Watchdog indústria automóvel da Alemanha levantou suspeitas Volkswagen ( VOWG_p.DE ) estava usando protótipos de veículos para reduzir o dióxido de carbono (CO2) em testes em 2015 logo após a manipulação de testes de emissões de diesel da VW foi descoberto, o jornal Berliner Zeitung informou no sábado.

Ele citou a Autoridade Federal de Transporte de Motor (KBA) como dizendo a VW em um email de novembro de 2015 ele escolheria modelos de teste aleatoriamente e nomearia novos especialistas externos para realizar testes por causa de dúvidas sobre a independência do regime de testes de CO2 da empresa.

“A VW tem de declarar que (os veículos submetidos a testes) cumprem os padrões dos modelos de produção em série e não estão sujeitos a alterações de qualquer forma”, disse o jornal citando o e-mail da KBA.

Não houve comentários imediatos de um porta-voz da VW. O Ministério dos Transportes alemão, que abriga a KBA, não quis comentar, uma vez que sua investigação sobre os testes de emissão de CO2 ainda não está concluída, disse um porta-voz.

Não ficou claro no relatório de sábado se a KBA continua preocupada com a transparência dos testes de emissões de CO2 da VW.

A VW admitiu em novembro de 2015 que, além de equipar os testes de emissões de diesel, havia subestimado o consumo de combustível e as emissões de CO2 de cerca de 800.000 veículos. Em seguida, anunciou um mês depois que os testes de acompanhamento tinham mostrado as irregularidades de CO2 afetadas menos de 40.000 carros.

(Reportagem de Andreas Cremer e Gernot Heller, edição de Mark Heinrich)

COMPARTILHAR