Obras da primeira fábrica de beneficiamento de amendoim de MS têm início em Bataguassu

170
A previsão é que a fábrica entre em operação até 2028

Fonte: Governo MS

As obras de terraplanagem da primeira indústria de beneficiamento de amendoim de Mato Grosso do Sul tiveram início. O anúncio oficial da fábrica aconteceu em julho, após intermediação do Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). Na ocasião, a diretoria da Casul anunciou oficialmente o investimento de R$ 117,52 milhões para a instalação de uma unidade industrial de secagem e beneficiamento de amendoim no município de Bataguassu.

A indústria teve a construção antecipada e será erguida em uma área de 60 mil metros quadrados doada pela prefeitura. A previsão é que entre em operação até 2028, com geração de ao menos 200 empregos no município. O titular da Semadesc, Jaime Verruck salienta que atualmente a Casul tem dois postos de revenda no Estado, uma em Bataguassu e outra em Paranaíba. “Agora a cooperativa está construindo a indústria de processamento de amendoim e também de soja. A ideia é que até janeiro 2024 eles já tenham uma parte de recepção de soja, que eles vão fazer, que é um insumo que eles precisam. A partir daí, começa a construção da fábrica de beneficiamento e, consequentemente, já fazer o recebimento de amendoim”, ressaltou Verruck.
Atualmente o Estado hoje tem em torno de 10 mil hectares de amendoim plantados. “A Semadesc está fechando parceria com a Casul para estimular os produtores, fazer pesquisa das variedades mais adequadas, para que a gente consiga fazer essa diversificação da base produtiva de Mato Grosso do Sul”, acrescentou o secretário.

A Casul é hoje a terceira maior empresa na produção de amendoim e na exportação de óleo de amendoim para 14 países. “Eles informaram que devem faturar esse ano, cerca de R$ 1 bilhão no complexo como um todo. Então é uma cooperativa sólida, importante, trazendo diversificação e trazendo a industrialização para o Estado de Mato Grosso do Sul com geração de emprego, sendo mais um resultado do Procoop, que é o nosso Programa Estadual de Desenvolvimento e Fortalecimento do Cooperativismo de Mato Grosso do Sul”, finalizou o secretário Jaime Verruck.

De acordo com dados do IBGE, a produção de amendoim em Mato Grosso do Sul está atualmente presente nos municípios de Cassilândia, Nova Andradina, Ivinhema, Angélica, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Santa Rita do Pardo, Taquarussu e Terenos.

COMPARTILHAR