Hoje dia 24 de maio é o Dia Nacional do Milho

42

O milho é um velho conhecido dos brasileiros e de todos os povos do continente americano, pois é um cereal nativo do Novo Mundo e foi base de sustentação das civilizações maia e asteca. Após o descobrimento das Américas, o milho foi sendo utilizado em diversas receitas típicas, como o mungunzá, curau, pamonha, canjica, bolos, broas e pipoca. Tão conhecido que o Brasil conta com o Dia Nacional do Milho em 24 de maio, em seu calendário oficial.

Além da alimentação humana, de forma indireta o milho também é o principal insumo na criação de aves, suínos, bovinos e peixes. “O milho está para a agricultura assim como o aço está para a indústria”, afirma Nelson Kowalski, ex-presidente da Associação Brasileira da Indústria do Milho – Abimilho. Portanto, mesmo quem não gosta de milho, acaba consumindo indiretamente o cereal, que inclusive é usado como ingrediente numa bebida muito apreciada por boa parte da população, a cerveja. Quando se lê os ingredientes no rótulo, o termo “cereais não-maltados” aparece em boa parte das marcas e na maioria das vezes é usado o milho como ingrediente.

Toda essa demanda faz com que o Brasil produza mais de 100 milhões de toneladas do grão todos os anos. Segundo o boletim de safra de grãos divulgado no último dia 12 de maio pela Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, o estado de Mato Grosso do Sul tem a previsão de colher mais de 10 milhões de toneladas do grão, sendo o quarto maior produtor nacional.

O milho tem uma importância econômica para as regiões produtoras. O grão também é base da alimentação animal, usado na preparação da ração, e também é importante para a saúde humana. Por ser rico em antioxidantes, protege a visão e o alto teor de fibras garante a saúde intestinal. Glaucia Stasiak, nutricionista do Fort Atacadista, aconselha o consumo deste alimento, mas alerta que é necessário moderação. Como o produto é rico em carboidratos, quem pretende emagrecer, precisa estar atento ao seu consumo.

“O milho apresenta altos níveis de carboidratos, substâncias essenciais para a obtenção de energia. E seu óleo é indicado por apresentar baixo índice de gorduras saturadas e é um alimento rico em vitamina E”, explica Glaucia Stasiak. É também um dos cereais mais consumidos ao lado do trigo e do arroz, como parte da chamada base da pirâmide alimentar. A nutricionista elenca duas receitas práticas e saborosas, uma doce e a outra salgada, para desfrutar do grão.
Em Campo Grande, as lojas do Fort Atacadista cumprem todas as medidas de prevenção contra o coronavírus e funcionam de segunda a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos, das 8h às 20h, nos seguintes endereços:

Loja 89 – Parati – Rua da Divisão, 1208
Loja 78 – Tiradentes – R. Antônio Bicudo, 112 – Jardim São Lourenço
Loja 170 – Coronel Antonino – R. São Borja, 586 – Vila Rica
Loja 77 – Shopping Norte Sul Plaza – Av. Pres. Ernesto Geisel, 2300
Loja 76 – Getúlio Vargas – Av. Pres. Vargas, 1336 – Papa João Paulo II
Loja 180 – Guanandi – Av. Pres. Ernesto Geisel, 501 – Jardim Jacy
Loja 100 – Moreninhas – Av. Gury Marques, 4855

Tabela de dados – Produção e balanço de oferta e demanda de grãos

COMPARTILHAR