Desastres naturais

2314

Recentemente vários desastres naturais têm causado pânico na humanidade, como por exemplo: o furacão Harvey inundou Houston; o México foi atingido por um grande terremoto de magnitude 8,2; o furacão Irma castigou o Caribe e depois a Flórida e o sudeste dos Estados Unidos; o furacão Katia atingiu o leste do México; o furacão José passou pela Costa Leste; o furacão Maria causou estragos no Caribe; enquanto que outro terremoto atingiu o México com magnitude 7,1; no sul da Ásia as inundações provocadas pelas chuvas de monções mataram milhares de pessoas. Estes fenômenos naturais provocaram uma série de catástrofes devastadoras, suscitando algumas dúvidas e inquietações do tipo: “É impressão ou os desastres naturais estão mais frequentes e intensos em 2017? O que está havendo? O mundo está acabando?”.

O Ponto de Vista chama sua atenção sobre a culpabilidade da própria humanidade diretamente responsável pelos desastres naturais ocorridos ultimamente com maior frequência e intensidade. Na Bíblia encontramos as seguintes citações que referendam o supra epigrafado: “Ora, a terra estava corrompida aos olhos de Deus e cheia de violência. Ao ver como a terra se corrompera, pois toda a humanidade havia corrompido a sua conduta”, “Sabemos que toda a natureza criada geme até agora…” e “… A terra toda foi devastada, mas não há quem se importe com isso.” (BÍBLIA NVI Online, Gênesis 6:11-12 / Romanos 8: 22 / Jeremias 12:11). Bem, os desastres naturais são consequências dos maus atos da humanidade em relação ao uso desenfreado dos recursos naturais em sua busca insaciável de satisfazer seus gostos e interesses sem medir as consequências de seus feitos.

Conclamo que, cada um faça a sua parte ao utilizar moderadamente os recursos naturais e ajude a cuidar da natureza e do meio ambiente. Sobretudo, pense e aja conforme a vontade de Deus (Romanos 12:2) e faça o bem, ainda que vivamos entremeio a uma sociedade ímpia e indiferente, aceite e pratique o apelo de Paulo: “Se algum de vocês sofre, que não seja como (…) malfeitor. Contudo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome. (BÍBLIA NVI Online, 1 Pedro 4:15-16). Assim sendo, ajudaremos a evitar os desastres naturais e viveremos de modo a combinar com vontade divina que é sempre boa, perfeita e agradável. Amém!

David da Silva, pedagogo e especialista em gestão escolar, produtor e apresentador do Programa Harmoniah veiculado na Rádio Advento e na Rádio Comunitária Vale do Rio Pardo FM 87,9.

COMPARTILHAR