TCE-MS realiza audiências públicas em Itaporã e Juti

498

Tania Barata Sother

A educação foi o assunto que levou a diretora da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), conselheira Marisa Serrano aos municípios de Itaporã e Juti nesta segunda-feira, dia 5 de junho. Ela participou de audiências públicas onde apresentou, aos prefeitos , vereadores, educadores e à população , o resultado de auditorias concomitantes realizadas nos municípios.

As auditorias foram realizadas tendo como base um estudo, feito pelo Núcleo de Pesquisa da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), que reuniu indicadores da educação básica, de maneira estruturada, obtidos em fontes oficiais. São dados sobre matrículas e escolas, infraestrutura e monitoramento das metas 1, 2, 7, 9, 15 e 18 do Plano Nacional de Educação (PNE). A Radiografia da educação foi realizada para auxiliar os auditores do TCE-MS na escolha das escolas a serem inspecionadas nas auditorias concomitantes, que vêm sendo realizadas nos municípios de Mato Grosso do Sul.

Durante a audiência no período da manhã, que teve a presença de todos os vereadores de Itaporã, a conselheira Marisa Serrano, explicou que a auditoria concomitante para analisar os problemas existentes no Município, visa oferecer à administração a possiblidade de fazer um acordo com o TCE-MS e resolver as questões na medida em que vão surgindo. “O que nós queremos é que a Câmara de Vereadores, os secretários municipais e a sociedade conheçam as questões da educação e possam ajudar a superar os problemas existentes. A função do Tribunal de Contas é pedagógica; queremos ajudar a sociedade e o poder público a achar um caminho para resolver os problemas”.

O prefeito de Itaporã, Marcos Pacca, afirmou que “em 22 anos de vida pública, nunca tinha recebido o Tribunal de Contas no município. É uma iniciativa inédita que merece o nosso apoio”. Também presente a audiência em Itaporã, o defensor público Marcelo Fernandes, destacou a importância da ação do TCE-MS. “Esse é um instrumento que pode, de fato, ajudar a moralizar o setor público no Brasil. Ações como essa despertam na sociedade o interesse de acompanhar de perto tudo que acontece no seu município”.

A audiência realizada em Itaporã foi a segunda feita pelo TCE-MS sobre um relatório de auditoria. No período da tarde, a conselheira Marisa Serrano esteve em Juti. As próximas devem ser realizadas em Nova Alvorada e Rio Brilhante, assim que forem finalizadas as auditorias concomitantes.

COMPARTILHAR