Conta de luz fica mais barata com adoção da bandeira tarifária verde

517

Desde 1º de junho, entrou em vigor a bandeira tarifária verde, estipulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Durante o mês de junho, os consumidores não pagarão valor extra pelos quilowatts consumidos.

Com esta mudança, os clientes da Elektro perceberão uma redução média de até 6% no valor da conta de energia. Segundo a Aneel, a adoção da bandeira verde é motivada pela maior afluência das vazões que chegaram aos reservatórios das hidrelétricas em maio e a perspectiva de redução do consumo de energia elétrica. Segundo o relatório do Programa Mensal de Operação (PMO) do Operador Nacional do Sistema (ONS), o valor da usina térmica mais cara é de R$ 155,85/MWh, o que indica bandeira verde.

“Embora a bandeira verde signifique uma redução no custo da energia para os clientes, é importante que todos continuem usando a energia de forma consciente , adotando as medidas de economia e uso eficiente de energia para um futuro sustentável”, afirma Thiago Bigi, Gerente Executivo de Assuntos Regulatórios da Elektro.

Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o uso consciente da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade.

No site, os clientes podem encontrar dicas de atitudes sustentáveis que podem ser aplicadas na rotina de casa e que ajudam a economizar, ainda mais, na conta de luz. Clique aqui e acesse.

COMPARTILHAR