GMA atendeu 1,2 casos por dia relacionados a queimadas em julho

223

Fonte: Assecom PMD

A GMA (Guarda Municipal Ambiental) realizou em média 1,2 atendimentos por dia em casos relacionados a queimadas no mês de julho. Isso significa que até o dia 27, foram registrados 35 ocorrências em todo o município. A coordenadora da GMA, Claudia Vieira da Silva Ortega, destaca que o tempo seco influencia o aumento de casos.

“Este ano o número de ações de combate a queimadas aumentou muito, em parte porque a população tem nos auxiliado denunciando os casos em que o pessoal ateia fogo em quintais, ou terrenos baldios. Esse cuidado precisa ser redobrado, principalmente durante a estiagem, período que o fogo se espalha com facilidade, podendo ocasionar queimadas de grande porte”, reforça.

Os dados de julho superam os registrados em maio e junho, em que a Guarda Municipal Ambiental atendeu, respectivamente, 23 e 18 ocorrências. “Estes são dados apenas dos locais em que nossa guarnição atuou, podem existir casos em que não houveram denúncias ou que o atendimento foi feito apenas por parte do Corpo de Bombeiros, mas os números deste ano são impressionantes”, apontou Claudia.

Ao todo, foram registradas 149 ocorrências relacionadas à queimada em 2022. Os dados dos primeiros sete meses do ano superam os casos de 2020 e 2021, em que foram registrados 112 e 93.

A queima de lixo doméstico praticado por diversos cidadãos como forma de dar fim a lixos em terrenos baldios, além de causar danos à saúde pública com a fumaça, provoca risco de incêndio em proporções maiores, destrói a vegetação e pode causar a morte de animais nas redondezas. A ação pode gerar multa, podendo configurar crime sob pena de até quatro anos de detenção.

A população pode colaborar denunciando anonimamente. Por meio dos telefones: 193 do Corpo de Bombeiros, ou para a GMA, nos números 153 ou 199.

COMPARTILHAR