Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica é tema de entrevista no podcast Conexão Fapec

327

O Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul foi tema do episódio 4 do podcast Conexão Fapec. E quem comentou a respeito do projeto foi a coordenadora pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marta Beck.

O Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica tem a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) como interveniente administrativa. Podem participar, quando em fase de inscrições, estudantes dos níveis de ensino superior regularmente matriculados e com frequência efetiva em instituições de ensino oficial, que fazem parte do Conselho de Reitores das Instituições de Ensino de Mato Grosso do Sul (Crie/MS), compreendido nas universidades: UFMS, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade Uniderp-Anhanguera, e Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

“O projeto foi aberto no ano passado e contou com processo seletivo de duas fases. A primeira etapa foi uma prova. Os alunos aprovados foram para a segunda etapa, para a fase de curso de capacitação dos estudantes, no qual eles tem disciplinas voltadas para as áreas do governo, com conteúdo sobre planejamento estratégico, gestão empresarial, ética, gestão pública e outros. Esse formato é pensado para quando os alunos forem atuar nos setores das Secretarias do Governo já tenham uma expertise melhor para poder atuar, colaborar e contribuir para o desenvolvimento do nosso Estado”, explica Beck.

O grande diferencial, ainda segundo a coordenadora, é justamente a capacitação dos estagiários e gestores, e a supervisão de todas as fases do Programa. “Essa capacitação é o grande diferencial do Programa de Estágio Supervisionado. É um projeto inovador a nível de Brasil. Temos muitos programas de estágio pelo Brasil, mas não vimos nenhum modelo como esse, onde os alunos são capacitados, os gestores são capacitados, e ambos são acompanhados até o final. Temos avaliações trimestrais, os alunos e gestores passam por essa avaliação e pelo acompanhamento constante do Programa”, completa.

Para saber mais sobre o Programa de Estágio, acesse o link. Ouça o podcast “Conexão Fapec” clicando aqui.

COMPARTILHAR