Casos de dengue crescem em Bataguassu, Brasilândia e Santa Rita do Rio Pardo

405
Em Bataguassu, já são 126 casos prováveis e 48 confirmados da doença - Foto: Prefeitura de Bataguassu

Fonte: Cenário MS por Diego Oliveira

Bataguassu, Brasilândia e Santa Rita do Pardo estão com alta incidência de dengue em 2022. Juntos, os três municípios contam com mais de 200 casos prováveis da doença. Em todo Estado de Mato Grasso do Sul , são 29 cidades na faixa vermelha da dengue. Os dados são do boletim – Semana Epidemiológica 17 – divulgado na última sexta-feira, dia 6 de maio.Bataguassu, entre os três municípios citados é o com a maior incidência da doença, com 126 casos prováveis, (aqueles ainda em investigação, que não foram finalizados no sistema) sendo 540,2 para cada 100 mil habitantes. No geral, Bataguassu ocupa a 17ª posição. Em relação aos casos confirmados, o município conta com 48 casos, o que coloca a cidade entre as 10 com mais casos no Estado.

Brasilândia e Santa Rita do Pardo, são os outros município da região que aparecem entre as 29 cidades com alerta para a doença. Brasilândia conta com 60 casos prováveis, enquanto que Santa Rita do Pardo está com 25. Já os confirmados são 5 em Brasilândia e 1 em Santa Rita do Pardo.

Em relação a incidência, além de Bataguassu, Brasilândia e Santa Rita do Pardo, outros 26 municípios também estão na faixa vermelha da doença, com alta incidência, sendo eles: São Gabriel do Oeste – que lidera o ranking com 1.646 casos prováveis, Angélica, Ribas do Rio Pardo, Chapadão do Sul, Aparecida do Taboado, Amambai, Ivinhema, Inocência, Douradina, Rochedo, Corguinho, Coronel Sapucaia, Tucuru, Japorã, Jardim, Paraíso das Águas, Paranhos, Antônio João, Rio Negro, Sidrolândia, Três Lagoas, Terenos, Costa Rica, Deodápolis, Cassilândia e Taquarussu.
Os municípios que registraram a maior quantidade de casos confirmados são: Campo Grande (619), Chapadão do Sul (441), Amambai (273), Dourados (265), Três Lagoas (265), Ribas do Rio Pardo (108), São Gabriel do Oeste (100), Ivinhema (61), Paranhos (58) e Bataguassu (48).
Até o momento foram registrados oito óbitos por dengue no Estado, sendo 3 em Campo Grande e um nos municípios de Aparecida do Taboado, Chapadão do Sul, Guia Lopes da Laguna, Itaporã e Douradina.

As vítimas por dengue, tinham idades entre 37 e 82 anos.

Dengue

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Os principais sintomas são febre alta, fraqueza, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores no corpo e nas juntas; e manchas vermelhas pelo corpo. Nestes casos, é preciso procurar um serviço de saúde para receber as orientações e tratamento indicados.

Para combater a proliferação do mosquito é orientado a população que evite deixar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água; caixas d’ água; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana. Além disso, é importante trocar a água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água.

COMPARTILHAR