Na busca por status de Estado livre de aftosa sem vacinação, Governo entrega 40 caminhonetes

332

por: Iza Olmos Rodrigues de Lima

Dentro do plano de trabalho de tornar Mato Grosso do Sul livre da febre aftosa sem vacinação, o Governo do Estado entregou à Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), nesta segunda-feira (27), 40 caminhonetes que vão reforçar ações de inspeção e fiscalização em 33 municípios. Os veículos, da marca Mitsubishi, modelo L200, foram comprados com recursos próprios, que totalizam R$ 7,5 milhões.“Hoje, seis estados a nível Brasil têm esse status de área livre de febre aftosa sem vacinação. Na sequência, em 2022, nós queremos colocar Mato Grosso do Sul nesse status também, o que valoriza os produtos. Isso porque somos um estado produtor e exportador, com baixo consumo. Então, precisamos da credibilidade do mercado nos nossos produtos”, explicou o governador Reinaldo Azambuja.
Segundo o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) a retirada da vacinação é o principal foco de trabalho do Estado na área animal. Além de estruturar a Iagro, o Governo trabalhou na criação de dois fundos indenizatórios, um público e outro privado, para atender situações emergenciais em casos de aftosa.

Mato Grosso do Sul está se preparando para atingir esse patamar, e está muito próximo para que a gente possa avançar e ter status de Estado livre de febre aftosa sem vacinação. No próximo ano, estaremos prontos para a retirada da vacina com segurança, qualidade e tranquilidade de que não vamos ter nenhum surto de febre aftosa em Mato Grosso do Sul”, defendeu Jaime Verruck.

Entregas
A solenidade de entrega das 40 caminhonetes ocorreu na sede da Iagro, em Campo Grande, e também contou com a participação do superintendente de federal de Agricultura em Mato Grosso do Sul, Celso Martins, do secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Ridel, e de prefeitos e/ou vices das cidades beneficiadas.

A distribuição dos veículos, segundo o diretor-presidente da Iagro, atendeu a dois critérios: zelo com a frota existente e produtividade. “O critério que utilizamos foi em cima de meritocracia. Na procura por valorizar o servidor na ponta”, afirmou Daniel Ingold. “Nesse desafio que a Iagro tem feito de melhorar e de se modernizar, essas caminhonetes representam um passo dentro de nosso plano estratégico de retirada de vacinas, que é a elevação do status sanitário do nosso MS”, completou.
Foram contemplados com caminhonetes novas as unidades da Iagro em Água Clara, Amambai (2 veículos), Anastácio, Anaurilândia, Aral Moreira, Bataguassu, Bela Vista, Bonito, Brasilândia, Campo Grande (3), Caracol, Cassilândia, Corumbá, Costa Rica (2), Dourados (2), Eldorado, Iguatemi, Inocência, Ivinhema, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, São Gabriel, Sidrolândia, Sonora e Taquarussu.

O prefeito de Amambai, Edinaldo Bandeira, discursou em nome de todos os gestores municipais e agradeceu a visão estadual de equipar a agência de defesa sanitária, melhorando a prestação de serviço à população. “Mais uma das ações que mostra o comprometimento e o caráter municipalista do governador Reinaldo Azambuja. Novas viaturas serão importantes para melhorar a questão da saúde animal e consequentemente a saúde humana”, opinou.

Também participaram da solenidade de entrega o deputado federal Beto Pereira e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Paulo Corrêa, acompanhado dos companheiros parlamentares Mara Caseiro, Márcio Fernandes, Eduardo Rocha e Coronel Davi.

COMPARTILHAR