Aulas presencial voltam 100% as escolas estaduais em Outubro

341

As escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE) retornarão com aulas 100% presencial no próximo mês, faltando definir o dia em si para o retorno de todos os alunos a unidades de ensino. A capacidade de ocupação normal será a partir de outubro, conforme apontou nesta sexta-feira (16), a secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amêndola da Motta.

A titular da Educação disse, que falta somente definir data ante também mudança solicitada em texto de regras do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia no combate ao Covid 19). “Está todo mundo vacinado, não tem porque continuar com o escalonamento. As escolas privadas estão com as aulas presenciais, enquanto a rede estadual não, mas o município liberou 100% das Emeis, por isso pedi que o grupo do Prosseguir refizesse algumas diretrizes para que tenhamos o retorno presencial 100% em outubro”, destacou.

O retorno parcial da aulas em MS, já tem um mês e meio, desde 2 de agosto, quando os alunos da rede estadual de ensino retornaram às aulas presenciais, mas de maneira escalonada, de acordo com as bandeiras do mapa do Prosseguir, determinadas para cada município do Estado.

De acordo com o médico infectologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rivaldo Venâncio, o retorno presencial às aulas já deveria ter acontecido, visto que houveram diversas flexibilizações.

Mas, a que se avaliar, dizem sindicatos

O infectologista “aprova”, mas os representantes dos trabalhadores, apontam que há que se ver ou avaliar questão. E a volta ou não pode dividir os sindicalistas.

A Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de MS), que é representação estadual, aponta que se os protocolos de biossegurança contra o coronavírus forem mantidos, o retorno total deve acontecer.

Mas, para o local, Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP), o momento ainda não é seguro para a volta de 100% da capacidade.

COMPARTILHAR