Bataguassu participa do 1º Congresso Internacional da Abraseda

247

Bataguassu será destaque internacional com a participação do município no 1º Congresso Internacional da Abraseda (Associação Brasileira da Seda) marcado para o dia 22 de julho, quinta-feira. Por meio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, o município busca incentivar a sericicultura entre produtores rurais locais, diversificando os segmentos econômicos da cidade.

O 1º Congresso Internacional da Abraseda, que será realizado juntamente com o 37º Encontro Estadual de Sericicultura do Paraná e a 4ª Jornada Técnica de Sericicultura do Oeste Paulista é direcionado a produtores, pesquisadores e estudantes nacionais e internacionais envolvidos em estudos sobre o desenvolvimento da cadeia da seda.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Mário Miguel, o objetivo do encontro é difundir boas práticas na sericicultura.

Mário Miguel comenta que em abril, a empresa Bratac Fiação de Seda esteve no município em reunião com o Poder Executivo e posteriormente com produtores rurais para apresentar a cultura do bicho-da-seda e buscar parceiros interessados no ramo da sericicultura. “Apresentamos a viabilidade da produção e a partir do congresso acreditamos que teremos adesão de produtores interessados em atuar na área”, informa o secretário.

Para o prefeito Akira Otsubo (MDB), a sericicultura é um importante ramo que pode contribuir para a diversificação da atividade na propriedade rural e estimular uma nova forma de renda para os agricultores familiares locais. “Bataguassu tem muitos assentamentos que possuem as características necessárias para o fomente desse tipo de cultura, que pode incrementar a renda das famílias e movimentar a economia dos produtores”, frisa o chefe do Executivo.

A expectativa é de que o congresso alcance cerca de 4 mil produtores e familiares.

Como município credenciado, em Bataguassu, produtores rurais e demais convidados poderão acompanhar o evento, que acontecerá de forma híbrida, via plataforma virtual, transmitido ao vivo e internacionalmente, no Clube da Melhor Idade “Florentino da Silva”, a partir das 7h30 (horário de Brasília). O local será ponto de exibição presencial do evento, com capacidade limitada de pessoas levando em consideração a pandemia da Covid-19 e respeitando os protocolos de biossegurança atuais.

PROGRAMAÇÃO

A programação do 1º Congresso Internacional da Abraseda (Associação Brasileira da Seda) começa a partir das 8 horas (horário de Brasília), com cerimônia virtual de abertura, que contará com a participação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina e demais autoridades. Os painéis começam a partir das 9 horas (horário de Brasília), abordando temas como práticas culturais, compactação de solo e cultivo intercalado; agroecologia; técnicas de manejo; produção mecanizada e cultivo orgânico.

A gravação do evento ficará disponível para acesso online na plataforma virtual durante 30 dias subsequentes ao evento.

Assessoria de Imprensa

COMPARTILHAR