Brasil recebe 2º lote de vacinas doadas pelos EUA

333
26.jun.2021 - Doses de vacinas contra a covid-19 doadas pelos Estados Unidos chegam ao Brasil Imagem: Reprodução/Twitter//minsaude

O avião com 2º lote da vacina da Janssen (braço farmacêutico da Johnson&Johnson) doada pelos Estados Unidos chegou ao Brasil na manhã deste sábado (26.jun.2021).

Na 6ª feira (25.jun), um avião com o 1º lote, com 2,05 milhões de doses, chegou ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Com isso, o Brasil recebeu 3 milhões de doses em 2 dias.

A Janssen é aplicada em dose única e teve seu uso emergencial aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 31 de março. A vacina produzida pela Johnson & Johnson tem eficácia média de 66%. Foi o 1º lote da doação.

O imunizante chegou pela 1ª vez ao Brasil na 3ª feira (22.jun), depois que o ministério pediu a antecipação do envio de doses já compradas.

No total, o país irá receber 38 milhões de doses da Janssen, que chegariam a partir de setembro. Mas essa semana, um lote com 1,5 milhão de doses chegou ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Inicialmente, era previsto que todas as doses chegassem juntas, mas o atraso e a divisão em 2 lotes foi anunciado na 5ª feira (24.jun) pelo Itamaraty.

Ao anunciar a chegada da vacina, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou, por meio da sua conta no Twitter, que o Brasil ultrapassou 129 milhões de vacinas distribuídas a estados e municípios.

COMPARTILHAR