Com apoio da Suzano, Educação mobiliza mais de mil pessoas pelas redes sociais em Água Clara (MS)

461

Com o apoio da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, a Rede Municipal de Ensino de Água Clara (MS) conseguiu superar boa parte dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19 e fechar o ano de 2020 com aumento expressivo no envolvimento das famílias na vida escolar de alunos e alunas.

O município integra o Programa Suzano de Educação da companhia, voltado para o aperfeiçoamento da qualidade do ensino público por meio de ações estratégicas de gestão e desenvolvimento profissional dos educadores. Neste ano, por conta da pandemia de Covid-19 – e a suspensão das aulas presenciais por medidas de segurança – a consultoria contratada pelo programa e gestores da Educação trabalharam em várias frentes visando tanto a transição para o ensino remoto quanto ações de suporte às famílias durante esse período de isolamento social. O resultado superou as expectativas.

“O Programa Suzano de Educação é uma iniciativa de parceria com municípios, visando um objetivo que acreditamos ser de todos e alinhado aos nossos valores quanto empresa: o de promover o desenvolvimento sustentável das regiões onde atuamos por meio da melhora na qualidade do ensino ofertado a crianças e adolescentes. Os resultados obtidos em Água Clara têm sido muito satisfatórios, com melhora em índices importantes de ensino e esperamos dar continuidade a essa parceria com o município por muitos anos”, ressalta Evânia Lopes, consultora de Desenvolvimento Social da Suzano.

A página do Programa Suzano de Educação pelo Facebook saltou de 180 participantes para 1 mil pessoas engajadas durante a pandemia. O espaço reúne postagens que vão de materiais informativos e vídeos de incentivo aos estudos e à interação entre estudantes e familiares, cuidados com a saúde à até temas visando a conscientização sobre temas como violência doméstica, crimes contra crianças e adolescentes, entre outros. As postagens são feitas por gestores, escolas e lideranças comunitárias.

“O resultado que tivemos na nossa página superou nossas expectativas, uma vez que falar de educação e conscientizar a população se torna cada vez mais difícil. Com a pandemia, porém, muitas famílias tiveram uma preocupação maior com a educação dos filhos e passaram a compreender que a Educação depende de todos nós, uma união entre família e escola.”, destaca Sônia Mara Nogueira, secretária municipal de Educação de Água Clara.

Além do apoio no processo de transição para o ensino remoto,  o Programa Suzano de Educação também apoiou o atendimento aos alunos cujo acesso à internet era limitado ou inexistente. Em conjunto com a Rede Municipal de Ensino, foi traçada toda uma logística para que toda criança e adolescente em idade escolar fosse contemplada e tivesse acesso aos conteúdos impressos. “Tínhamos grande preocupação de como estavam sendo aceitas nossas atividades não presenciais, pois, temos alunos de várias classificações econômicas. Assim, enviamos um questionário às famílias dos alunos e os resultados foram muito satisfatórios, aliviando todas as nossas angústias. Vimos que estávamos no caminho certo”, completa Sônia.

No questionário, as famílias apontaram ainda a importância da continuidade das atividades não presenciais e o auxílio de uma plataforma educacional para um maior aprendizado dos alunos para 2021.

Programa

O Programa Suzano de Educação atua em 28 municípios brasileiros. Em Mato Grosso do Sul, o programa está há quatro anos em Água Clara, onde beneficia, direta e indiretamente, sete escolas e 3,1 mil estudantes, aproximadamente.

A iniciativa está vinculada à meta de longo prazo da Suzano que é aumentar o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 40% em todos os municípios prioritários da Suzano. Dentre as ações realizadas no ano, estão: diagnóstico educacional, plano de ação com gestão das atividades extra escolares, regulamento da rede e calendário escolar e implantação de bibliotecas e projetos de voluntariado. Desde o início da pandemia de Covid-19, as reuniões e consultorias do programa foram feitas de forma remota.

Sobre a Suzano

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.

COMPARTILHAR