Santa Rita Do Pardo Receberá Recursos Para Esgotamento Sanitário

698
Vice-prefeito do município, José Milton de Souza, e o diretor – presidente da empresa, Walter Carneiro. (Imagem: Santa Rita do Pardo News)

Em Santa Rita do Pardo, a Sanesul vem mantendo melhorias nos sistemas de água e esgoto garantindo o atendimento de toda população. Agora, o município se prepara para receber os novos investimentos do Programa Avançar Cidades, da próxima etapa que está prevista apresentação no primeiro semestre de 2020.

Com a renovação da concessão via Contrato Programa, Santa Rita do Pardo garantiu a execução do Plano de Investimento criado pela Sanesul que amplia todo sistema de esgotamento sanitário a fim de atingir a universalização do serviço.

“Prefeitura e Sanesul trabalharam juntos nos últimos anos, e agora o município faz parte do nosso projeto estadual pela universalização do serviço de esgotamento sanitário. Com a infraestrutura já existente mais os investimentos que estão por vir, será uma questão de tempo ver toda a população usufruindo da rede de coleta e tratamento do esgoto doméstico”, comentou o diretor – presidente da empresa, Walter Carneiro.

Em 2019, a Sanesul concluiu mais 16.124 metros a rede coletora de esgoto e 694 novas ligações domiciliares de esgoto, serviços executados com recursos provenientes do Governo Federal – via FUNASA e da própria empresa, um total de cerca de R$ 2 milhões.

“Estamos aguardando os novos recursos do Avançar Cidades, para que a nossa cobertura de esgotamento seja ampliada. É muito importante atender toda a população santa-ritense que sofre devido aos problemas com a falta de coleta do esgoto doméstico”, comentou o vice-prefeito do município, José Milton de Souza, que esteve na sede da Sanesul em reunião com o diretor presidente da empresa.

O representante do executivo municipal também solicitou uma ampliação no Sistema de Abastecimento de Água que foi encaminhado para análise do setor de planejamento. Para atender de forma segura e eficiente todo o município, a Sanesul mantém dois poços no município que juntos somam a produção de 50 m³/h; e dois reservatórios de água que, juntos, possuem capacidade de 170m³ de reservação.

No Pano de Investimento de 30 anos apresentado para Santa Rita do Pardo – São previstos R$ 6,7 milhões para ampliação e melhorias nos sistemas de água e esgoto. A maior parte será aplicada em novas redes coletoras, ligações domiciliares e melhorias da estação de tratamento de esgoto, com o objetivo de elevar o percentual de cobertura de esgotamento sanitário para 99% da população atendida nos próximos anos.

COMPARTILHAR