Presença efetiva na dronteira DOF registra apreensões recordes de entorpecentes em 2019

386
As apreensões de contrabando e descaminho somaram mais de 625 veículos apreendidos; mais de 338 mil pacotes de cigarros; mais de 1.260 pneus; mais de uma tonelada de agrotóxicos, mais de US 702.000 (setecentos e dois mil dólares) em eletrônicos, mais de duas toneladas de brinquedos e mais de 11 toneladas de confecções.

O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) responsável pelo policiamento ostensivo e pela repressão imediata aos crimes transfronteiriços em 51 municípios do estado de Mato Grosso do Sul que compõem a linha e faixa de fronteira, apreendeu no ano de 2019 mais de 106 toneladas de maconha, isso significa o maior volume de drogas apreendidas em todos os seus 32 anos de existência.

Outro número importante que comprova que a presença efetiva do DOF na região de fronteira do Brasil com o Paraguai e a Bolívia, tem produzido efeitos positivos, está relacionado aos números de veículos produtos de roubos/furtos recuperados que totalizaram 130; mais de 810 veículos apreendidos com entorpecentes, contrabando/descaminho e demais crimes; mais de 60 armas de fogo; mais de 1.250 munições (vários calibres); 609 pessoas conduzidas ao Sistema Prisional, sendo 58 com Mandados de Prisão; 329 presas por Tráfico de Drogas; 176 por outros crimes; 46 menores apreendidos; e, mais de 170 mil reais em notas falsas.

O DOF contabilizou ainda 1300 atendimentos em propriedades rurais, além da suplementação do policiamento urbano nos 51 municípios que fazem parte da linha e faixa de fronteira, trazendo um aumento efetivo da sensação de segurança da população transfronteiriça, como foi o caso da desarticulação de uma das mais violentas quadrilhas de roubo a instituições financeiras e veículos de transporte de valores, ocorrido em conjunto com as demais forças de segurança pública do Estado, na cidade de Coronel Sapucaia, em novembro de 2019.

O diretor do DOF, coronel Marcos Paulo, acredita que o comprometimento do policial militar integrante do Departamento, aliado à otimização dos meios, trabalho de inteligência e ação integrada das forças de segurança pública graças a ações positivas tanto do Conselho Institucional de Segurança de Dourados (Coised) como da Operação Hórus, da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública foram fatores determinantes para o alcance dos resultados.

“O DOF é composto exclusivamente por Policiais Militares, acredito que as ações do efetivo contribuíram decisivamente para que a PMMS atingisse a marca de quase 300 toneladas de entorpecentes apreendidas em um único ano”, enfatizou o Diretor.

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e a ligação será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Reportagem Assessoria de Comunicação do Departamento de Operações de Fronteira (DOF)

COMPARTILHAR