Prefeitura de Bataguassu inicia construção do Centro de Hemodiálise

431
Assecom Prefeitura de Bataguassu

Assecom Prefeitura de Bataguassu

A Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Saúde iniciou a construção do Centro de Hemodiálise Municipal, com capacidade para atender em torno de 60 pacientes que possuem problemas renais crônicos.

A sede própria está sendo construída em um terreno localizado ao lado do Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem “Neuza Barbosa da Silva Mendonça” (rua Rondon com rua Ribas do Rio Pardo). Conforme o projeto de engenharia, serão 549,19 metros quadrados de área construída compreendidos por recepção, banheiros com acessibilidade (sanitários para pacientes e para servidores); vestiários, arquivo, sala para consultório médico, sala multidisciplinar, copa para paciente, sala de treinamento para diálise peritoneal, sala de emergência, sala para implante de cateter, sala de paramentação, sala de confecção de fístula, almoxarifado, sala de recuperação, rouparia, posto de enfermagem, salas para pacientes (sorologia positiva e negativa); posto de enfermagem, sala para acondicionamento de dialisadores, sala para processamento de dialisadores entre outros espaços.

O Centro de Hemodiálise será composto por 12 cadeiras.

A obra está sendo executada pela empresa Blue Sky Sinalização Viária LTDA, com investimento na ordem de R$ 715.666,80 mil em recursos próprios para construção do prédio. A previsão é que o Centro de Hemodiálise seja concluído em 120 dias.

Pacientes Renais

Segundo a secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso, atualmente 11 pacientes são submetidos a tratamento médico e são atendidos em unidades hospitalares de Presidente Prudente (SP), Ilha Solteira (SP), Paranaíba (MS), Campo Grande (MS) e Três Lagoas (MS).

Maria Angélica explica que a partir do funcionamento do Centro de Hemodiálise em Bataguassu, serão atendidos também pacientes dos municípios vizinhos de Anaurilândia, Santa Rita do Pardo e Brasilândia.

Ela comenta que através da parceria com a Vara do Trabalho, houve a destinação de mais de R$ 1 milhão para aquisição das máquinas de hemodiálise e do sistema completo de tratamento de água por osmose reserva, equipamentos já adquiridos para utilização na unidade.

Para o prefeito Pedro Arlei Caravina (PSDB), a construção do Centro de Hemodiálise trata-se de uma relevante obra que irá elevar a qualidade da prestação de serviços aos usuários da rede municipal de saúde. “O tratamento em si sacrifica o paciente, mas a viagem debilita ainda mais. Esperamos melhorar a qualidade de vida dessas pessoas que poderão se tratar em nossa cidade”, comenta o gestor, que é o atual presidente da Assomasul.

Saiba mais

A hemodiálise é um procedimento realizado por pessoas que apresentam insuficiência renal aguda ou crônica. Por meio dessa técnica, consegue-se limpar e filtrar o sangue, um processo que deveria ser realizado pelo rim, que se encontra incapacitado de realizar a função.

COMPARTILHAR