Interação marca o primeiro dia do InovaPork

632
Divulgação

Monalisa Leal Pereira

Interação e conhecimento são as palavras que definem o primeiro dia do InovaPork, primeiro desafio de ideias da suinocultura, realizado na Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia/SC. Cerca de 30 finalistas, de nove equipes, assistiram palestras de especialistas de diversas áreas vinculadas à suinocultura e à inovação, visitaram granja e aproveitaram para fazer contatos. “Esse é o propósito do evento, reunir aqui ideias, juntar a ciência e possibilitar a inovação”, frisou a chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Janice Zanella. “Hoje é um sonho que está se tornando realidade, especialmente porque podemos ver a motivação das pessoas que estão aqui, não somente nossos parceiros, mas as equipes que se inscreveram e trouxeram ideias maravilhosas. Estamos ansiosos para a grande final, no domingo, mas também estamos aproveitando cada momento de interação”, enfatizou.

A parte da manhã foi marcada por palestras. A primeira foi com o Diretor de Inovação da Embrapa, Cleber Soares, que abordou a “Estratégia para a inovação”. “É contagiante ver a energia e a alegria dos jovens empreendedores em aproximar, dialogar e desenvolver novos ativos tecnológicos com a equipe da Embrapa. Ganham os empreendedores, ganham as startups, ganha a Embrapa, ganham os produtores e a sociedade”, destacou o diretor Cleber.

Na sequência da programação, a diretora técnica da Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA, Sulivan Alves, falou sobre a “Suinocultura brasileira”. Encerrando a manhã, o painel “Inovei na suinocultura” foi apresentado como case de sucesso pelo Diretor de Inovação e Negócios da Agriness, Everton Gubert, e o CEO da Granter, Clovis Rossi.

À tarde, as equipes finalistas fizeram visita em uma granja, integrada da Copérdia, para conhecer de perto a suinocultura. Os demais convidados ficaram na sede da Embrapa e fizeram uma visita às instalações da Unidade e participaram do painel “O papel da Embrapa frente aos novos desafios”, com a chefe geral Janice Zanella e o analista Cássio Wilbert. Ao final da tarde, todos se reencontram para um coquetel.

O primeiro dia do evento foi uma experiência muito enriquecedora e que possibilitará um novo olhar para o negócio, de acordo com alguns participantes. “O InovaPork está sendo uma experiência muito bacana porque está nos possibilitando conhecer pessoas, trocar experiências e pensar em novas dinâmicas para o negócio”, comentou Luiz Antônio, membro de uma das equipes finalistas. “Uma ideia é só uma ideia se você não colocar esforço, contatos e dedicação. E participar de um evento assim é o que pode fazer a diferença por tantas possibilidades que nos apresenta”.

Para outro participante, Matheus Parmagnani, de outra startup finalista, o InovaPork está sendo uma quebra de paradigma na suinocultura. “Está sendo possível mostrar que tecnologia é para todos, incluindo especialmente os pequenos produtores”, destacou ele.

O InovaPork – Fuçando Ideias continua neste sábado, dia 1º de junho, com oficinas e espaço de mentoria para as equipes finalistas. No domingo, dia 02, será a grande final, onde serão apresentadas todas as propostas e serão selecionados os três primeiros colocados.

O InovaPork é realizado pela Embrapa com a correalização da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Parque Científico e Tecnológico de Chapecó e Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped). São apoiadores Sebrae, Startagro, Darwin Startups, Rede de Investidores Anjo, ACCS, Korin, Academia Suína, ódoisgo, Copérdia, Carrusca, Fapesc e Sulita.

O evento tem o patrocínio ouro da Seara, MSD Saúde Animal e BRF; patrocínio prata da ABPA, BRDE, Agriness, Biomin, Sindirações e SIPS; e o patrocínio bronze de Agroceres, ABCS, Icasa, APC do Brasil, Boehringer Ingelheim, Cedisa, Sindicarne, Ourofino, Eurotec e Nucleovet. O desafio de ideias ainda conta com a parceria das mídias Feed&Food, O Presente Rural, Suinocultura Industrial e Suino.com.

Saiba mais sobre o InovaPork no site do evento e acompanhe o perfil da Embrapa Suínos e Aves no Facebook.

COMPARTILHAR