Entreposto de pescado inaugurado em Dois Irmãos do Buriti garante diversificação da economia da região

509
Imagem: Kelly Ventorim

Da Redação/Imagem: Kelly Ventorim

Dois irmãos do Buriti vive um novo momento. Assim definiu o Secretario Jaime Verruck, titular da Semagro, durante a inauguração do Entreposto de Pescado, uma unidade industrial que será operada pela empresa Pescado Buriti, que integra o Projeto Pacu, e deve alavancar importantes transformações na economia da região. A ação faz parte de um pacote de medidas que pode tornar Mato Grosso do Sul um dos maiores produtores de peixe do País.

Quando o município comemora 31 anos de emancipação, recursos do Fundo Estadual de Apoio à Industrialização (FAI) e Fundo de apoio ao desenvolvimento econômico e equilíbrio fiscal do Estado (FADEFE), gerido pela Semagro, na ordem de R$ 405,8 mil trazem uma nova perspectiva econômica para produtores e a própria população com a conclusão das obras e instalação de equipamentos no Entreposto de pescado -frigorífico de filetagem de peixe.

Segundo o Secretário Jaime o Governo do Estado está com uma série de projetos de piscicultura em andamento e a consolidação do setor é uma tendência que apoiada em investimentos públicos em parceria com os municípios e setor privado deverão impulsionar a atividade, fazendo Mato Grosso do Sul passar de 9º maior produtor de peixes do País para, no mínimo, o 2º maior em até três anos. “Ações como esta, que garantem geração de dezenas de postos empregos, abrem espaço para novos investimentos, e envolvem produtores locais, assentados e a administração, sempre terão por parte do Governo do Estado apoio incondicional”. Pontou Jaime.

Após uma espera de mais de dezesseis anos, a reativação da estrutura de armazenamento e beneficiamento de peixes em Dois Irmãos do Buriti alavanca a cadeia produtiva naquela região com possibilidade da geração de mais de 80 empregos diretos, dada a capacidade do frigorifico, que em seu ápice pode chegar a abater 5.000 kg de pescado por dia.

Junto da Coordenadora do Convênio, Dayara de Souza, servidores da Agraer local, e o Prefeito Edilsom Zandona, Jaime visitou a estrutura ao mesmo tempo em que debateu ações que apoiem a agro industrialização e comercialização dos produtos.

Os investimentos que buscam facilitar o acesso até o entreposto, estrategicamente localizada ao próximo ao laticínio da Cooperativa de Leite de Dois Irmãos do Buriti (Cooperdib), ao frigorífico de abate de bovinos (que já trabalha num projeto de expansão) e ao lado do Assentamento Paulo Freire onde vivem 61 famílias, devem ultrapassar os 7 milhões com as obras de pavimentação de um trecho da avenida principal da cidade e o acesso pela estrada vicinal até a entrada do frigorífico (3,4 km), realizado com recursos do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de MS).

COMPARTILHAR