MS esteve representado na entrega do certificado de país livre da febre aftosa ao Brasil, em Paris

539
Imagem:Divulgação

Da redação/Kelly Ventorim

O Diretor Presidente da Iagro, Luciano Chiochetta está em Paris nesta quinta-feira (24) da entrega do certificado de país livre da febre aftosa, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Para Luciano o novo status sanitário concedido pela Organização representa o reconhecimento da vitória que contou com grande dedicação de pecuaristas e do setor veterinário oficial brasileiro. “Um reconhecimento aos 50 anos de trabalho do serviço veterinário e dos produtores rurais brasileiros”.

O certificado atestará que a febre aftosa está controlada em todo o território brasileiro, por meio da aplicação de vacinas. A exceção é Santa Catarina, que dispensa a vacinação desde 2007.

Segundo o diretor o novo grande desafio é o enfrentamento da etapa final do processo de erradicação da doença no Brasil alcançando a condição de país livre da febre aftosa sem vacinação. “Os avanços na prevenção, vigilância e rápida resposta a qualquer emergência estão entre nossas prioridades. O Governo de Mato Grosso do Sul está atento e junto do setor privado vem cumprindo o seu papel com investimentos e um trabalho que já se tornou modelo para todo o País. ” Completou.

Luciano participa da programação da 86ª Sessão Geral da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), junto do Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV/MS), João Vieira de Almeida Neto.

COMPARTILHAR