Mortes causadas pela febre amarela aumentaram 53% no Brasil

513
Reprodução

Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia participaram da campanha de vacinação contra a febre amarela. A mobilização nos estados aconteceu até o dia nove de março. Segundo o Ministério da Saúde, durante a campanha foram imunizadas 17,8 milhões de pessoas nesses três estados. O número corresponde a 78,6% do público alvo esperado. Entre os estados que participaram da mobilização, a Bahia teve o menor índice de vacinação. Aproximadamente 1,8 milhões de pessoas foram imunizadas, o que corresponde a 54,3% da meta estipulada. Mesmo sem nenhum caso humano confirmado, a baixa taxa de vacinação na Bahia é preocupante, afinal já foram registradas 300 mortes provocadas pela febre amarela no Brasil entre primeiro de julho de 2017 e 13 de março de 2018. A coordenadora substituta do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Ana Goretti, destaca a importância da vacina e convida os baianos, para que, mesmo após o término da campanha, compareçam às unidades de saúde para se vacinarem contra a febre amarela.

“Eu faço um apelo à população baiana, que é uma população que sempre atende a todos os chamados que a gente faz em relação à questão de promoção de saúde, os apelos da saúde pública, que agora, compareçam às unidades de saúde nesses oito municípios da Bahia, para aquelas pessoas que nunca tomaram a vacina contra a febre amarela, ela se vacine, se previna. Essa vacina, ela é extremamente importante. É a arma mais eficaz que a gente tem contra essa doença, a febre amarela.”

Segundo o Ministério da Saúde, no período de primeiro de julho de 2017 a treze de março de 2018, 44 casos suspeitos de febre amarela foram registrados na Bahia. Destes, 27 foram descartados e 17 estão sob análise. No mesmo período, em todo o Brasil, foram confirmados 920 casos e 300 óbitos relacionados à febre amarela. Ao todo, foram notificados 3.483 casos suspeitos, sendo que 1.794 foram descartados e 769 permanecem em investigação, até o momento. Os números mostram um aumento de casos em relação ao mesmo período, entre os anos de 2016 e 2017. Os casos confirmados cresceram pouco mais de 50% e os óbitos tiveram acréscimo de pouco mais de 53%. Dentre os 300 óbitos confirmados, 120 aconteceram em São Paulo, 49 no Rio de Janeiro, um no Distrito Federal e 130 em Minas Gerais, estado que faz fronteira com a Bahia. Segundo o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, o objetivo do órgão é bloquear a circulação do vírus da febre amarela.

“Os estados da Bahia, do Rio de Janeiro, e de São Paulo, em novembro e dezembro, fizeram diversas reuniões aqui no ministério e chegamos a uma conclusão, um plano de vacinação, e estamos executando esse plano de vacinação. E esperamos que isso bloqueie a circulação do vírus nessas regiões de mata onde ele não circulava e passou a circular.”

Todos os oito municípios que participaram da campanha de vacinação contra a febre amarela na Bahia continuam disponibilizando a vacina para a população. Você ainda não se vacinou? Procure o posto de saúde mais próximo e se previna. Vale lembrar que é preciso levar documento oficial com foto e o cartão de vacina para ser vacinado contra a febre amarela. Para mais informações, acesse saude.gov.br/febreamarela.

COMPARTILHAR