Santa Rita do Pardo comemora 30 anos de criação nesta segunda-feira

1298

A cidade, que já se chamou Chavantina, enquanto distrito de Três Lagoas, e anos depois teve a grafia alterada para Xavantina, passando a ser distrito de Brasilândia, contabiliza 7.732 moradores, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Para comemorar a data, a prefeitura municipal realizou um almoço com churrasco, e apresentações musicais com cantores locais, no último sábado (16). O evento foi realizado na Associação Recreativa Master, e contou com a presença de autoridades e moradores do município.

HISTÓRIA

Consta como um dos fundadores de Santa Rita do Pardo o Major Manoel Cecílio da Costa Lima que recebeu terras do estado na região em reconhecimento à bravura de ter aberto a estrada que liga Campo Grande à Bataguassu, trazendo uma embarcação que serviria para transpor o rio Paraná, ligando o estado de Mato Grosso do Sul à São Paulo. Em divisões territoriais datadas de 31 de julho de 1936, já figurava no município de Três Lagoas um distrito de nome Chavantina. Entre 1944 e 1948 seu nome já aparece grafado como Xavantina. Em 14 de novembro de 1963, pela Lei Estadual nº 1970, o distrito de Xavantina foi transferido do município de Três Lagoas para o novo município de Brasilândia.

Em 1977 a região passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul. Em 18 de dezembro de 1987, pela Lei nº 808, foi criado o município de Santa Rita do Pardo, pelo então governador Marcelo Miranda Soares, ficando o mesmo pertencendo a comarca de Brasilândia. Foi instalado em 1 de janeiro de 1989.

COMPARTILHAR