Arte e polêmicas

1358

Esta semana deu o que falar a exposição “Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira, do Santander Cultural”, gerando discussões e questionamentos como “o que é arte?” e “a arte é ilimitada?”. O certo é que houve muita polêmica e o que seria tão somente uma exposição de arte que tinha a ideia de apresentar obras que discutiam diversidade de gênero e de sexualidades, foi cancelada antes do previsto devido a acalorada polêmica gerada.

O Ponto de Vista chama sua atenção para observar o que vai além da simples exposição de arte, mas, para os valores éticos e morais. A referida exposição mostrou escancaradamente “obras de arte” no mínimo provocantes e que afloraram os ânimos da sociedade, especialmente no que se refere aos padrões socialmente aceitos. Estranhamente o grupo Santander Cultural resolveu cancelar a exposição antes do previsto, demonstrando uma preocupação quanto aos questionamentos suscitados ao longo da semana e que estaria de acordo com a opinião pública. Bem, o certo é que está escrito: Entretanto, quando vocês seguirem suas próprias inclinações erradas, suas vidas produzirão os seguintes maus resultados: pensamentos impuros; ansiedade pelo prazer carnal (…) Vou dizer-lhes novamente como já o fiz antes, que todo aquele que levar esse tipo de vida não herdará o reino de Deus.” (BÍBLIA VIVA, Gálatas 5:19-21) e “Vocês então não sabem que os que fazem tais coisas não têm parte no reino de Deus? Não se enganem a si próprios. Aqueles que vivem imoralmente – que são (…) adúlteros ou homossexuais – não terão parte no seu reino… ” (BÍBLIA VIVA, 1 Coríntios 6:9).

Diante do ocorrido, conclamo que vivamos guiados pelo Espírito Santo como o apóstolo Paulo sugere: Eu os aconselho a obedecerem somente às instruções do Espírito Santo. Ele lhes dirá aonde ir e o que fazer, e assim vocês não estarão fazendo sempre as coisas erradas que a natureza pecaminosa de vocês quer que façam.” (BÍBLIA VIVA, Gálatas 5:16). Viva a verdadeira obra de arte que é você mesmo, uma obra prima do autor da vida, o grande artista, Deus o criador.

 

David da Silva, pedagogo e especialista em gestão escolar, produtor e apresentador do Programa Harmoniah veiculado na Rádio Advento e na Rádio Comunitária Vale do Rio Pardo FM 87,9.

COMPARTILHAR