auto análise

1400
There is a mess in my head. Picture of confused handsome young man holding hand on chin and thinking while standing against cloud chalk drawing on blackboard

Bem, é sempre interessante fazer uma auto análise pessoal, uma reflexão sobre você mesmo. Meu filho caçula me surpreendeu esta semana com a seguinte pergunta: “Pai, qual é a sua fraqueza?”. “Como assim?”, disse. Pelo o que ele retrucou: “Ué pai, qual é a sua fraqueza?”. Pensei por alguns instantes e respondi: “Comer. Minha fraqueza é comer demais… por isso meus joelhos e costas doem.”. Puxa vida! Fui pego de surpresa ao ser questionado por meu filho e, a partir desta pergunta, percebi que eu sei o que me faz mal, mas, ainda assim, não consegui vencer minha própria fraqueza, ainda que eu esteja ciente disso.

Com o Ponto de Vista de hoje, pretendo estimular a auto análise, pessoal, individual e intransferível, tendo por base o seguinte texto bíblico: Não me compreendo de modo algum, pois realmente quero fazer o que é correto, porém não consigo. Faço, sim, aquilo que eu não quero – aquilo que eu odeio. (…) Quando quero fazer o bem, não faço; e quando procuro não errar, mesmo assim eu erro.” (BÍBLIA VIVA, Romanos 7:15 e 19). Todos nós lutamos contra nossas próprias fraquezas. E não há ninguém que possa lutar por você a fim de superar, resistir e vencer suas fraquezas.

No entanto, cada um pode obter a alto ajuda (não escrevi errado, estou me referindo a ajuda que provém do alto e não a auto ajuda humana): Olho para os montes e penso: Quem virá me socorrer? O Senhor virá me socorrer, o Senhor que criou o céu e a terra. (BÍBLIA VIVA, Salmo 121:1-2). O apóstolo Paulo escreveu aos gálatas: “Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.” (BÍBLIA NVI, Gálatas 2:20).

Faça a sua auto análise. Pense sobre suas fraquezas e, conte com ajuda de Deus para vencer.

David da Silva, pedagogo e especialista em gestão escolar, produtor e apresentador do Programa Harmoniah veiculado na Rádio Advento e na Rádio Comunitária Vale do Rio Pardo FM 87,9.

COMPARTILHAR