O valor da amizade

762

Esta semana foi celebrado o dia do amigo / dia da amizade – em 20/07. Cresci num lar humilde, porém, riquíssimo em experiências que ajudaram a construir um conjunto de valores repleto de significados sobre a importância dos amigos e da amizade. Na parede da sala havia um quadro simples, confeccionado em tecido bordado com uma mensagem preciosíssima: “Um amigo vale muito mais que o maior tesouro do mundo.” – um presente dado a minha mãe, recebido de uma amiga da família.

O Ponto de Vista propõe que todos nós consideremos o valor da amizade especialmente conforme descrito biblicamente no livro de Provérbios: O amigo é sempre leal mas na hora da dificuldade ele se torna mais que um amigo; passa a ser nosso irmão., Quem tem muitas amizades sempre tem muitos falsos amigos. No entanto, há amigos que acabam sendo mais fiéis que um irmão.” e Não despreze seus amigos nem os amigos de seu pai. Uma boa amizade vale muito nas horas difíceis; se você tem um bom amigo próximo de você, não precisará depender de parentes distantes. (BÍBLIA VIVA, Provérbios 17:17, 18:24 e 27:10). Biblicamente, há vários exemplos que representam o valor da amizade e exaltam a importância dos amigos, como nos casos de Davi e Jonatas,  Noemi e Rute, e os quatro amigos do paralítico conduzido até Jesus Cristo, entre outros exemplos.

Porém, o exemplo acima de todos os demais é o do próprio Jesus Cristo em favor da humanidade: Cristo tornou-Se um ser humano, e morou aqui na terra entre nós… e “E esta é a maneira de medir o amor – o maior amor é demonstrado quando uma pessoa entrega a vida pelos seus amigos; e vocês são os Meus amigos (repito) vocês são os Meus amigos…” (BÍBLIA VIVA, João 1:14 e 15:13-15).

Jesus Cristo tem tamanha consideração para com a humanidade, por isso posso seguramente afirmar que “Um amigo vale muito mais que o maior tesouro do mundo.”. Portanto, reconheça e valorize seus amigos! Não se esqueça do Amigo Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.

David da Silva, produtor e apresentador do Programa Harmoniah veiculado na Rádio Advento e na Rádio Comunitária Vale do Rio Pardo FM 87,9.

COMPARTILHAR