Encontro debate experiências em Observatórios de Turismo brasileiros e internacionais

812

Na última semana, Observatórios de Turismo nacionais e internacionais reuniram-se em Curitiba (PR) no Encontro Paranaense de Observatórios de Turismo. Especialistas da área de pesquisa e estatísticas debateram experiências e boas práticas. O evento foi promovido pela Fecomércio-PR, Observatório de Turismo do Paraná e Universidade Federal do Paraná.

A cidade de Bonito (MS) também participou do encontro. A coordenadora do OTEB – Observatório do Turismo e Eventos de Bonito, e secretária executiva do Bonito Convention & Visitors Bureau, Janaína Mainchein, ressalta que o encontro foi enriquecedor. “Pudemos trocar experiências e conhecer boas práticas que vêm sendo utilizadas pelos observatórios, o que poderá auxiliar no trabalho já realizado em Bonito”, enfatiza.

Também participaram do encontro entidades públicas e privada, de diversos setores ligados ao turismo e eventos. Uma mesa-redonda foi realizada para tratar sobre a importância dos Observatórios de Turismo para o planejamento, gestão e controle de destinos inteligentes, além de um painel sobre as boas práticas dos Observatórios de Turismo internacionais. Experiências de países como Espanha e Argentina foram relatadas durante o debate. Além disso, coordenadores de observatórios nacionais compartilharam trabalhos, pesquisas, metodologias e características gerais de suas atuações.

Por meio do encontro, foi criada a Rede Brasileira de Observatórios de Turismo, através da Carta de Curitiba, cujo objetivo é unificar as discussões e esforços em torno do desenvolvimento da produção de informações e estatísticas do turismo.

Na ocasião, já foi estabelecida uma nova data para que os membros da Rede se encontrem e possam dar continuidade ao processo de aprimoramento e fortalecimento dos Observatórios. Ficou marcado para o mês de novembro o II Seminário Mineiro de Pesquisa e Inovação em Turismo, que será realizado em Belo Horizonte.

Da redação com Sato Comunicação

COMPARTILHAR