Semana de Enfretamento ao Abuso e a Exploração Sexual começa na próxima segunda-feira

607
Serão realizadas panfletagens, palestras educativas e seminários

A Secretaria de Assistência Social (SAS) de Três Lagoas, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Rede Socioassistêncial, realizará entre os dias 15 e 18 de maio ações diárias referentes ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”.

Conforme a secretária de Assistência Social, Vera Helena Arsioli, o objetivo destas ações é repassar informações valiosas sobre como enfrentar essa situação que retira a inocência de muitas crianças e adolescentes. “Esperamos que, após a semana de enfrentamento, os participantes expandam o conhecimento legal e social acerca do tema, a sensibilização por parte das mães e responsáveis quanto ao cuidado e à atenção junto aos seus filhos, netos e afins”, ressaltou.

Além disso, as ações visam mostrar o quão sério é o tema e, principalmente, a inibição e a diminuição dos casos de abusos e exploração de crianças e adolescentes. “Essa é uma ação constate do CREAS, um trabalho feito durante todo o ano em diversos locais, mas temos uma semana aonde intensificamos nossas atividades no intuito de atingir ainda mais pessoas. É muito importante a conscientização sobre esse assunto, pois pode evitar que mais crianças e adolescentes sejam vítimas de abuso”, ressaltou a coordenadora do CREAS, Vera Renó.

MOBILIZAÇÃO EM MS

Em Mato Grosso do Sul, a mobilização alcança a todos os 78 municípios. O governo do Estado, por meio da SETASS, em parceria com o Comitê de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual (COMCEX/MS) e com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (CEDCA/MS), motiva essas mobilizações desenvolvidas pelos órgãos municipais, com orientações e informações relativas ao tema. Dessa forma, serão realizadas panfletagens, palestras educativas e seminários.

HISTÓRIA DA SEMANA

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.

A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações como essa ainda se repetem.

CLIQUE AQUI

Fonte: Diretoria de Comunicação

COMPARTILHAR