Municípios vão receber 754 mil doses de vacina para a campanha contra influenza

673

A 19º Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza vai começar nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul na próxima segunda-feira (17), com a imunização dos grupos prioritários, sendo os primeiros os profissionais de saúde e crianças de 6 meses a menores de 2 anos.

Para os grupos de gestantes, puérperas e crianças de 2 anos a menores de 5 anos a campanha será no dia 24 de abril. Já no dia 2 de maio, a campanha será aberta para os demais grupos tendo o dia 13 de maio como o dia D de mobilização.

Neste ano serão incluídos os profissionais de educação da rede de ensino regular, especial e EJA (Educação de Jovens e Adultos) e superior das escolas públicas e privadas.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de imunizar pelo menos 90% da população dos grupos prioritários. Vão ser disponibilizadas para o estado 754.529 doses da vacina.

Em entrevista à TV Morena nesta quarta-feira (5), o secretário estadual de saúde, Nelson Tavares, disse que :“Não é preciso ter pânico, absolutamente. Não precisa vacinar toda a população, não é recomendado, isso é científico. Só existe realmente risco, nos grupos que estão sendo indicadas a vacinação. E essa vacinação precisa ser restrita a esses grupos. São quase 750 mil doses para o estado realmente é bastante. Nós temos certeza, que se for bem organizado não existe motivo nenhum para preocupação”.

Grupo prioritário

Além dos profissionais de educação, fazem parte do público-alvo pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, trabalhadores de saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas, população privada de liberdade e profissionais do sistema prisional.

G1

COMPARTILHAR