De férias no Nordeste, bombeiro de MS salva vítima de afogamento

1504

Sargento do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul lotado no 2º GBM (Grupamento de Bombeiros Militar), em Dourados, Adalto de Oliveira Campos, de 46 anos, viveu um dia de herói nesta quinta-feira (2). De férias com a família em Parnaíba, no Piauí, ele salvou um homem que sofria afogamento e já estava inconsciente.

A vítima ainda não foi identificada, mas chegou à Santa Casa do município piauiense com todos os sinais vitais. Por sorte, seu afogamento aconteceu na frente de um militar experiente, especialista em salvamento e mergulhador de resgate que atuou na Força Nacional de Segurança durante a Copa do Mundo de 2014.

“Estávamos eu, minha esposa e os pais dela na praia, na região conhecida como Pedra do Sal, em Parnaíba. No fim da tarde quando estávamos para vir embora nós avistamos algo no mar e imaginamos ser alguém. Fui de encontro e vi que realmente era uma pessoa”, relatou o sargento Adalto à reportagem do Jornal Midiamax no início da noite de hoje, depois de concluído o salvamento.

“Nadei de encontro, ele estava desacordado e consegui resgatar até a margem. E por estar sem respirar iniciei procedimentos de salvamento com afogados. Depois de alguns minutos consegui êxito, o mesmo voltou a respirar com dificuldade, porém desacordado”, detalha, dando a exata dimensão do drama vivido.

“Fiquei assistindo e orientando a vítima. Ligamos no 193, porém a ligação caia em outra cidade, onde na ligação fui atendido pelo sub tenente bombeiro militar Silvestre, que falou que teria dificuldade em acionar por lá os bombeiros e que seria melhor eu transportar a vítima por meios próprios”, prosseguiu em seu relato.

Sem o suporte necessário, o bombeiro douradense contou com a ajuda de pescadores locais e transportou a vítima no carro do próprio sogro. “No caminho consegui contato com o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], que veio de encontro. Nos encontramos e com apoio continuamos o atendimento ministrando oxigênio e procedimento venoso na vítima até o hospital”.

Ao fim desse resgate que começou por volta de 17h45, o herói douradense comemorou o resultado que costuma buscar em seu dia-a-dia de socorrista na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul: salvar vidas. “Entregamos a vítima com todos sinais vitais, porém desorientada”, destacou o militar há quase 20 anos na corporação

COMPARTILHAR