Ministério Público Federal solicita audiência de conciliação sobre retomada Ofayé-Xavante em Brasilândia

733

O Ministério Público Federal (MPF) em Três Lagoas pediu à Justiça Federal a realização de audiência de conciliação entre a comunidade Ofayé-Xavante e proprietários da Fazenda Santana, em Brasilândia . Na segunda-feira, 6 de fevereiro, aproximadamente 40 indígenas ocuparam área da fazenda localizada em território já identificado como tradicional pelo Ministério da Justiça e que será objeto de demarcação física pela Funai.

Os índios reivindicam a finalização do processo demarcatório da terra indígena, iniciado em 1987 e que há 8 anos está parado na Fundação Nacional do Índio (Funai). Em 24 de janeiro, o MPF conseguiu decisão liminar que obriga o órgão indigenista a retomar e concluir o processo demarcatório da Terra Ofayé-Xavante em até seis meses, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.

Para o MPF, a audiência de conciliação é um passo importante para evitar possíveis conflitos na região, visto que os índios já demonstraram a intenção de não avançar os limites do seu território tradicional. O pedido de conciliação ainda não foi apreciado pelo judiciário, mas tramita em regime de urgência.

“Não estamos invadindo, estamos retomando nosso território tradicional”, diz um dos cartazes da comunidade.

TI Ofayé-Xavante

A Terra Indígena Ofayé-Xavante, com 1.937 hectares, foi reconhecida como tradicional pela Portaria n.º 264/92 do Ministério da Justiça. Apesar de reconhecida e delimitada, a comunidade indígena aguarda desde 2009 a colocação de marcos físicos pela Funai – última etapa da demarcação antes da homologação pelo presidente da República

COMPARTILHAR