Prefeituras devem atualizar dados no cadastro do Sistema Único de Assistência Social

782

Muitos municípios brasileiros começaram 2017 com mudanças nas prefeituras. Uma das primeiras ações para os gestores é a atualização dos dados municipais no Cadastro Nacional do Sistema Único de Assistência Social (CadSuas). O cadastro reúne informações de prefeituras, órgão gestor, fundo e conselho municipal, entidades socioassistenciais e trabalhadores do Suas.

Todos os municípios foram informados sobre a necessidade da atualização dos dados ainda em 2016. O acesso ao CadSuas é feito por meio do Sistema de Autenticação e Autorização (SAA), com login e senha individualizada para cada usuário.

Informações que devem ser atualizadas no CadSuas
Prefeitura Realizar o cadastro/vinculação do prefeito eleito em 2016. Nas prefeituras em que houve reeleição, é necessário apenas que a data “fim de mandato” seja alterada.
Órgão Gestor (Secretaria de Assistência Social) Realizar o cadastro e vincular o secretário ao “Órgão Gestor” com o cargo de “Secretário (a) de Assistência Social”, preenchendo sempre as datas de início e fim de mandato.
Conselho Municipal/Estadual de Assistência Social Realizar o cadastro e vincular ao “Conselho” o Presidente do conselho, Secretário Executivo e Conselheiros, preenchendo sempre as datas de início e fim de mandato.
Fundo Municipal/Estadual de Assistência Social Caso ocorra mudança do Responsável, realizar o cadastro e vincular ao “Fundo”, preenchendo sempre as datas de início e fim de mandato.

Caso o município não possua acesso ao sistema ou tenha qualquer dúvida sobre o procedimento, deve entrar em contato com a Central de Relacionamento do MDSA, preferencialmente pelo telefone 0800 707 2003 (opção 2 – Ass. Social e depois opção 4 – gestor, conselheiro ou técnico) ou pelo e-mail rede.suas@mds.gov.br.

Informações sobre o funcionamento do CadSuas podem ser obtidas no manual do sistema disponível aqui.

Fotos e informações: MDS

COMPARTILHAR