Transporte de madeira terá ações de segurança intensificadas na Eldorado

623

Com a colheita de 2 mil hectares de eucalipto por mês, a Eldorado Brasil vai fortalecer, em 2017, as ações de segurança no transporte de madeira de suas florestas até a fábrica de celulose em Três Lagoas (MS). A empresa estabeleceu uma programação anual com palestras e campanhas de conscientização.

Os temas das capacitações foram definidos a partir do diagnóstico de pontos de melhoria e principais riscos da atividade. Em janeiro, já foram realizadas mais de 2.500 horas/homem de treinamento, atingindo 850 motoristas de sua frota própria e 600 de parceiros. Também estão previstas ações envolvendo a comunidade, como o “Programa Segurança no Trânsito – Transportando Respeito”, realizado em áreas onde há circulação de caminhões, e “Maio Amarelo”, movimento internacional para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. As palestras são ministradas pelos líderes da área, que participaram do “Treinamento de Educacional em Gestão de Segurança do Trabalho para Liderança”.

“Ao longo de 2016, nós criamos uma série de processos e programas para garantir, não apenas a eficiência na entrega, mas principalmente a segurança de funcionários, demais motoristas e pedestres que circulam pelas rotas utilizadas no transporte de madeira. Neste ano, vamos intensificar as auditorias nas atividades para garantir que as melhores práticas estão, de fato, sendo adotadas”, afirma Milton Favero, engenheiro de Segurança no Trabalho da Eldorado.

Desde sua criação, a companhia tem forte preocupação com o trânsito de seus veículos. Por isso, todos os motoristas participam de treinamentos de direção defensiva ao ingressar na empresa e com reciclagens a cada dois anos. Para reduzir as chances de acidentes nos percursos, antes de cada viagem, as condições mecânicas e de segurança dos veículos são verificadas. As atividades de cada motorista também são acompanhadas pela Blitz de Segurança, que realiza, por exemplo, testes de bafômetro e velocidade.

A Eldorado ainda mantém um canal aberto com a comunidade por meio do 0800-7279906, que recebe denúncias sobre eventuais desvios de conduta de motoristas a seu serviço.

COMPARTILHAR